Vigilante flagrado recebendo propina foi conduzido à 2º Delegacia de Polícia. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O vigilante Jamilson Barbosa, que atuava na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), foi flagrado na manhã de sábado recebendo propina para a liberação de uma motocicleta apreendida. O acusado foi conduzido pela Guarda Civil Municipal para 2ª Delegacia de Polícia Civil.

De acordo com o diretor de Transportes Público da SMTT, Denilson Santiago, a propina estava sendo paga por um menor de 17 anos que foi flagrado conduzindo a motocicleta no último dia 7 de junho.

“O vigilante liberou o veículo para o menor mediante o pagamento de R$ 200. No dia da negociação, como o menor não tinha o dinheiro, deixou o celular em poder do vigilante com o compromisso de retornar posteriormente com a quantia estabelecida. Mas, quando ele retornou neste sábado flagramos a irregularidade e o secretário Flailton Frankles acionou o comando da Guarda Municipal” , informou Santiago.

Ainda segundo o diretor, o vigilante não era servidor efetivo do Município e já está desligado da função. “Ele irá responder por crime de corrupção passiva”, acrescentou. O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, informou que a medida adotada pela SMTT visa manter a lisura do órgão. “Agimos de imediato e de maneira enérgica para que situações como essa não venham a se repetir na secretaria”, destacou.

Biblioteca em Maria Quitéria

Serviço de empréstimo de obras literárias para usuários cadastrados

Criada com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e servir de espaço para estudos, a Biblioteca Professora Raquel de Freitas Araújo, situada no distrito de Maria Quitéria, conta com acervo de cerca de 3.500 livros registrados. O equipamento disponibiliza ainda o serviço de empréstimo de obras literárias para usuários cadastrados.

De acordo com Patrícia Brasileiro, assistente administrativo responsável pela unidade no distrito, a biblioteca possui acervo específico para o público infantil e moderno sistema de busca. “É um espaço aberto para toda a comunidade estudantil e moradores do distrito. Atualmente são mais de 220 alunos registrados para o serviço de empréstimo. Com essas ferramentas pretendemos incentivar o hábito da leitura”, afirma.

Segundo a estudante Jéssica Andrade, 19 anos, a biblioteca dispõe de acervo completo e espaço adequado para realização de pesquisas e elaboração de trabalhos escolares. “Utilizo muito a sala de estudos da Biblioteca Professora Raquel, porque é calmo e bastante tranqüilo. Aqui encontramos livros que não estão disponíveis na biblioteca da escola e isso contribui para que possamos fazer trabalhos mais completos e receber notas melhores na escola”, disse.

A adolescente Nayara da Cruz, 16 anos, diz que desenvolveu o hábito da leitura após visitas ao equipamento. “Desde que comecei a frequentar a biblioteca percebi a importância da leitura para melhorar nossos conhecimentos e também para os nossos relacionamentos com a família, na escola e na comunidade em geral”, destaca.

SMTT apura batida em fotosensor

Condutor será responsabilizado pela destruição do equipamento

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está apurando as circunstâncias do acidente que resultou na destruição do fotosensor instalado na avenida João Durval Carneiro, trecho próximo a Igreja Nossa Senhora de Fátima. O veículo Gol, placa MTQ-1732, conduzido por Leandro Henrique Novais, colidiu com o equipamento por volta das 4h da manhã de domingo.

O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, informa que o condutor poderá ser responsabilizado pelo prejuízo. “Estamos apurando todas as circunstâncias e comprovado que houve imprudência por parte do condutor ele deverá ser obrigado a ressarcir a empresa responsável pelo fotosensor”, salientou.

A ocorrência foi registrada durante o plantão do Serviço de Atendimento de Transportes e Trânsito (Servtran) neste final de semana.

Conselhos Tutelares em sede única

Sede do programa Rua Tô Fora também será transferida

As três unidades do Conselho Tutelar vão funcionar na rua Georgina Érisman, Centro, na antiga sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Esta medida foi tomada para viabilizar as pessoas que buscam por área de abrangência.

Conforme a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, com a alteração a população terá muito mais facilidade, uma vez que, vai procurar pelos diferentes conselhos apenas em um prédio, sem precisar se deslocar a outros endereços.

“Mais uma sede do Conselho Tutelar iria dificultar. Então, nós estamos preocupados em acolher bem, dar aceleração no atendimento e que o usuário não seja sacrificado. A nova localização é central, de fácil acesso e tem estrutura para atender os três conselhos”, afirma Gerusa.

No novo endereço dos Conselhos Tutelares funciona hoje um albergue, que será transferido para a sede atual do programa Rua Tô Fora, situado na Praça do Vaqueiro. A sede do programa, por sua vez, será transferida para a área do Amparo ao Menor Abandonado (AMA), onde está sendo reformada uma casa para oferecer toda a estrutura necessária, a exemplo de refeitório e área de lazer.

“Fizemos esta mudança porque o AMA dispões de área, onde vamos oferecer lazer principalmente para a criança que é tirada das ruas. Ela tem conflitos e muita energia, e precisa de espaço”, ressalta a secretária.a

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]