Vigilância será disponibilizada em escolas da zona rural. Leia esta e outras notícias de PMFS

Vigilância será disponibilizada em escolas da zona rural. Leia esta e outras notícias de PMFS.Vigilância será disponibilizada em escolas da zona rural. Leia esta e outras notícias de PMFS.

Escola arrombada passará por perícia técnica nesta 3ª

A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) tomou todas as providências necessárias ao ser informado de que a Escola Municipal Timóteo Ferreira da Silva, situada na BR 116 Norte, Km 12, Matinha foi arrombada. Foi registrada queixa na 2ª Delegacia e acionada a Guarda Civil Municipal para fazer ronda na área.

O fato aconteceu na madrugada de sábado (11). Segundo o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevêdo, a Polícia Técnica vai realizar perícia na escola nesta terça-feira (14) para apurar o fato. Antes disso, diz ele, ninguém mais pode ter acesso à instituição.

Na ação foram levados os dois condensadores de água, geladeira, aparelho e caixa de som, uma copiadora, microondas e merenda escolar como macarrão, enlatados e achocolatado.

“Assim que a perícia for concluída nós vamos encaminhar a merenda à instituição novamente. Vamos ver se há condições de ampliar o contrato com a empresa que faz a segurança nas escolas para disponibilizar vigilantes a algumas unidades da zona rural”, declara o secretário.

A diretora da escola, Janice Rabelo, afirma que a Guarda Civil Municipal realizou ronda na unidade de ensino na noite de sábado (11) e durante todo o dia do domingo (12), inclusive no período noturno.

“Soubemos do fato logo no sábado, através de um morador da região. A escola estava toda aberta, com os cadeados quebrados, mas a orientação da polícia foi que a gente não mexesse em nada”, disse.

A Escola Timóteo Ferreira da Silva atende 210 estudantes da Educação Infantil ao 5º ano, nos turnos matutino e vespertino. Das 214 escolas municipais disponibilizadas à população, mais de 100 estão situadas na zona rural.

Iniciada pavimentação da rua Miguelópolis

Serviços fazem parte do pacote de obras lançado pelo prefeito

O Governo Municipal autorizou, na manhã desta terça-feira (14), o início das obras de pavimentação asfáltica com Concreto Betuminoso a Quente (CBUQ) da rua Miguelópolis, no bairro Pampalona. As intervenções atendem a uma reivindicação da comunidade local.

De acordo com José Pinheiro, serão utilizadas 200 toneladas de asfalto para pavimentação da via. “As obras devem ser concluídas em um prazo máximo de dez dias a depender das condições climáticas”, informou.

A intervenção na rua Miguelópolis faz parte do pacote de obras e infraestrutura lançado na última semana pelo prefeito Tarcízio Pimenta que envolve recursos próprios do Município na ordem de R$ 6 milhões.

O morador Genésio Miranda da Silva demonstrou satisfação ao observar os operários trabalhando. “A partir de agora a comunidade terá melhores condições de trafegar por esta rua, que dá acesso à rua principal do bairro. Aqui estava uma buraqueira só, e sofríamos em tempos de chuva com a lama e os imensos buracos”, declarou o aposentado que reside na via há seis anos.

Para a dona de casa Maria do Socorro, a pavimentação vai solucionar uma série de problemas antes enfrentados pela comunidade local. “Graças a Deus não vamos mais sofrer com a lama que invadia a nossa casa em épocas de chuva e nem com a poeira em tempos de verão. Agora podemos dizer que moramos em uma rua de Feira de Santana”, comemorou.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância da intervenção para garantir melhores condições de vida e trafegabilidade para a população. “Estamos iniciando hoje mais uma obra visando melhorar a vida destas pessoas. Mais ruas em outros bairros também serão contempladas”, informou.

Forró do Centro de Convivência

Comemorações aos santos juninos nesta quarta-feira

O Centro de Convivência D. Zazinha Cerqueira já está em clima de São João. Nesta quarta-feira (15), a partir das 14 horas, os idosos cadastrados no Centro participam do tradicional Forró em comemoração ao santo junino.

A programação será composta por apresentação de quadrilha, casamento na roça e apresentação do grupo de samba de roda. O público será animado por um grupo de forró pé de serra e poderá degustar comidas e bebidas típicas.

Segundo Aisile Monteiro, coordenadora do Centro de Convivência, o objetivo do evento é proporcionar momentos de alegria e descontração para os idosos. “O evento será exclusivo para os mais de 300 cadastrados. Durante a festa de São João eles poderão dançar, mostrar que ainda estão em forma e ativos”, declara.

Mantido pela Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Centro de Convivência D. Zazinha Cerqueira está localizado na rua Manoel Bandeira, 75, Centro. A instituição atende mais de 300 pessoas da melhor idade oferecendo aulas de ginástica, aeróbica, hidroginástica alongamento, artesanato, dança de salão, pintura, bordado e alfabetização.

Olimpíadas do Samu aperfeiçoa profissionais

Treinamento voltado aos procedimentos de saúde

Os profissionais médicos que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Feira de Santana vão participar das Olimpíadas do Samu nos dias 16 e 17 de junho, no 1º Batalhão da Polícia Militar. Na oportunidade, este pessoal vai receber um treinamento voltado aos procedimentos de saúde realizados diariamente.

A iniciativa também visa, conforme o coordenador administrativo do Samu, Vinicius Rios, uma avaliação sobre a rapidez que o atendimento é prestado. “As quatro provas serão todas direcionadas para nosso atendimento, com a retirada de pacientes de automóvel, atendimento na parada cardiorrespiratória e todo processo de mobilização de pacientes politraumatizado”, explica.

Segundo o coordenador, os 27 profissionais inscritos já começaram a fazer os treinamentos internos para execução das provas. Ao todo, são nove equipes inscritas e mais 10 profissionais do Samu mobilizados na organização do evento.

“Estamos usando a olimpíada como forma de aperfeiçoar os profissionais para cada vez mais prestar um atendimento à população com qualidade”, pontua Rios. Os três primeiros grupos colocados serão premiados com um jantar e cursos voltados para a área de saúde.

A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As inscrições podem ser feitas até o dia da olimpíada, no Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Eleição do Conselho da Mulher

Pleito acontece na Casa dos Conselhos, nesta quarta-feira

Os representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher serão eleitos nesta quarta-feira (15), no auditório da Casa dos Conselhos, na rua Domingos Barbosa de Araújo, 170, Kalilândia. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social convoca as entidades afins para elegeram representantes do conselho para o biênio 2011/2013.

A votação começa pelo órgão que representa as instituições religiosas, das 8h às 8h30. Em seguida, o representante da instituição de Defesa da Igualdade Racial escolhe o representante do conselho, das 9h às 9h30 e, posteriormente, será a vez do representante dos Sindicatos Patronais, das 9h30 às 10 horas.

Segundo o cronograma, a votação continua com representante das Instituições de Ensino, das 10h30 às 11 horas; representantes das Associações Comunitárias, das 11h às 11h30, e representante da Associação de Profissionais do Sexo, das 11h30 às 12 horas.

A eleição será acompanhada por três representantes de cada órgão, sendo um da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, outro do Conselho de Assistência Social e mais um do Ministério Público. O edital de convocação foi publicado no dia 24 de maio, em jornal de circulação local.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]