TV Câmara grava debate sobre a abertura de documentos sigilosos

Há documentos oficiais que estão sob sigilo eterno, com alegação de que ameaçam a segurança nacional. No Congresso, tramita um projeto que define prazo de 50 anos para que esses documentos sejam divulgados. Um debate sobre este tema foi realizado no dia 28/6 na TV Câmara, programa Expressão Nacional, com a participação dos deputados federais Emiliano José (PT-BA), Jair Bolsanaro (PP-RJ), do general do Exército na reserva Rocha Paiva e do historiador da Universidade de Brasília (UNB) Antônio José Barbosa.

O deputado Emiliano José disse que tem convicção de que o Senado garantirá que não haverá sigilo eterno, o que, segundo ele, parece absurdo, sobretudo nos tempos de hoje. “Há determinados assuntos que exigem segredos, que dizem respeito ao País, à soberania, a aspectos tecnológicos, de defesa. Agora, num mundo como o que nós vivemos, estes segredos são muito relativos. O próprio Sarney cometeu um ato falho ao dizer que nós não vamos nos transformar numa espécie de wikileaks do Brasil”.

O deputado explicou que a Comissão Nacional da Verdade será destinada a apurar os crimes da ditadura militar, que se apoderou do poder pela via armada, depondo um governo legitimamente eleito. “Estamos seguindo um caminho que foi seguido rigorosamente pelos países que enfrentaram regimes genocidas como o brasileiro. São 40 comissões da verdade no mundo. Não estou falando como teórico. Eu fiquei quatro anos na prisão, enfrentei pau-de-arara, choque elétrico, afogamento. Tivemos um regime de terror, sanguinário, que matou pelo menos 400 pessoas da maneira mais covarde possível”.

Assista ao debate aqui:

Primeiro bloco do programa

Segundo bloco do programa

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]

Be the first to comment on "TV Câmara grava debate sobre a abertura de documentos sigilosos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*