Setor do Turismo apresenta crescimento na Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Minas Gerais, São Paulo , Rio e Brasilia esses são os principais polos emissores do turismo nacional para Bahia. O fluxo nacional, em continuo crescimento, representa o 95% dos 2,5 milhões de pessoas que visitaram a Bahia no último ano. Turismo nacional em alta que com a requalificação dos aeroportos baianos do interior, poderá contar com uma malha aérea regional, pronta para a Copa de 2014. O diretor de relações nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero comemora o resultado, confirmado também em Porto Seguro, de acordo com o Diretor Geral do Resort La Torre Luigi Rotunno e a Gerente Comercial, Alessandra Quaresma.

De acordo com uma pesquisa realizata pela Fipe, Minas, Gerais ultrapassou São Paulo, em termos de turistas nacionais que vêm para Bahia, isso devido ao grande movimento de turistas que vêm de ônibus ou de carro. “O turismo internacional conseguiu manter, mas o que aumentou mesmo foi o nacional”, ressaltou Ferrero, “antes as avaliações eram feitas somente por desembarques nos aeroportos, agora medindo também os fluxos rodoviários, o que, principalmente no extremo sul, Porto Seguro, Abrolhos e outros registram uma verdadeira invasão de mineiros”, explicou ele.

“O mercado nacional hoje representa um volume de clientes cada vez maior”, acrescentou o Diretor Geral do Resort La Torre, Luigi Rotunno, “com bom poder aquisitivo e “gourmet” de Resorts. Sao sobretudo familhas que viajam à procura de conforto e serviços, o desejo de umas férias para se regenerar da vida estressante das grandes cidades. Praias e sol fazem parte da cultura brasileira e todos procuram”. “Fiquei impressionada ao ver que Minas Gerais superou São Paulo, 7 pontos acima” reforçou Alessandra Quaresma gerente comercial do Resort La Torre.

Atividades envolvidas

O real impacto do turismo na economia baiana está gerando resultados positivos “já sabemos que o turismo movimenta 52 atividades economicas e por isso merece uma janela própria no leque da economia dos estados”, acrescentou Ferrero, “temos lutado muito para isso, não se trata somente do turismo de lazer, mas o de negócios, o corporativo e tem assim uma infinidade de empresas e atividades envolvidas, de quem vende flores ou aluga equipamentos aos taxis e restaurantes”.

Medidas e incentivos fiscais adotados pelo estado da Bahia estão favorecendo o crescimento de voos para o interior da Bahia. O Governador Jacques Wagner (PT) fez um decreto reduzindo o ICMS do querosene da aviação de 18% a até 4% para as empresas aéreas que pousam em aeroportos regionais da Bahia (proporcional aos pousos, quem fizer 6 pousos no interior chega a 4%). “Em cima desse decreto estamos fazendo um trabalho de desenvolvimento da malha aérea regional: visitei a Passaredo, Trip e Azul, mostrei a situação dos aeroportos de Salvador, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Barreiras, Paulo Afonso e Lençois”.

Obras de adequação e requalificação dos aeroportos do interior, para a Copa de 2014, “estamos enquadrando os aeroportos na nova portaria da Anac,(que regula novos caminhões de combate a incendios, numero de brigadistas, equipamentos de segurança que tem que ter cada aeroportoetc). A ideia é fazer circular aviões de 50-70 passageiros ligando mais as cidades do interior, com voos diretos. O Aeroporto Internacional de Porto Seguro está com as obras de reforma adiantadas e depois será a vez de Teixeira de Freitas, Caravelas e Feira de Santana. “Para Feira há muito interesse, para criar um segundo pouso para Salvador”, finalizou Ferreiro, “quem virá para Copa irá viajar para conhecer toda a Bahia”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108614 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]