Senadores brasileiros pedem votação de proposta que restabelece exigência de diploma de jornalismo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Em resposta às reivindicações da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e de sindicatos da categoria, senadores defenderam nesta quarta-feira, 15 de junho, a votação em Plenário da proposta de emenda à Constituição que restabelece a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão, informa a Agência Senado.

De acordo com o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), relator da proposta, é necessário corrigir a “situação de dificuldade” criada para a categoria dos jornalistas pela decisão do Supremo.

Após dois anos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), completados nesta sexta-feira, 17 de junho, duas emendas constitucionais, PEC 33/09 no Senado e PEC 386/09 na Câmara dos Deputados, tramitam pela retomada da obrigatoriedade do diploma, sem decisão até o momento.

Entidades de classe se articulam para pressionar o legislativo nacional a reaprovar a extinta exigência. A Fenaj organizou, no final de março, uma caravana à Brasília para conseguir adesão dos parlamentares às Propostas de Emenda Constitucional (PEC) que tratam do tema e agora pede o apoio da população em abaixo assinado.

*Com informação: Knight Center | Natalia Mazotte

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]