Senado realiza sessão especial em homenagem ao Dois de Julho

Senador João Durval (PDT-BA) destaca 2 de Julho.Senador João Durval (PDT-BA) destaca 2 de Julho.

A data magna dos baianos, Dois de Julho, será reverenciada em Sessão Especial no Senado na manhã da próxima segunda-feira (04/07/2020). A celebração da Independência da Bahia na Câmara Alta foi uma articulação conjunta dos três senadores baianos Walter Pinheiro (PT), Lídice da Mata (PSB) e João Durval (PDT).

O reconhecimento nacional do Dois de Julho sempre foi uma reivindicação de Pinheiro e Lídice no Parlamento. Quando deputados, apresentaram na Câmara Federal um Projeto de Lei (nº 7730/2010) propondo que anualmente, nesta data, a capital do Brasil fosse transferida simbolicamente para Salvador, para recuperar a importância histórica do evento para a consolidação da independência do País.

Na Bahia, o governador Jaques Wagner sancionou a Lei 10.695/07, inspirado na proposição da então deputada estadual Lídice da Mata, que transforma, no dia 25 de Junho, Cachoeira como sede do governo do Estado. A inclusão da mesma data no calendário oficial de efemérides históricas do Brasil – como marco da primeira tentativa de Independência do Brasil ocorrida em Cachoeira, na Província da Bahia – foi objeto de proposta de Pinheiro no Congresso em 2007.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]