Coluna de Antônio José Larangeira de 17 de Junho de 2011

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Região Metropolitana de Feira

Feira de Santana poderá ser a cidade pioneira  a liderar a região metropolitana na Bahia e para alcançar este objetivo , critérios definidos pelo governo  estadual foram apresentados aos deputados  Graça Pimenta (PP), Carlos Geilson (PTN) e Targino Machado (PSC), em reunião na Casa Civil, na tarde da última segunda-feira (13/06/2011). Segundo dados fornecidos pelo Secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, o líder de governo na Assembléia Legislativa, José Neto, o coordenador de assuntos administrativos da Casa Civil, Tarcízio Menezes, e o assessor especial do governador Jaques Wagner, Éden Valadares, para serem integrados a RM os municípios devem ter população urbana igual ou superior a 50% da população total, participação em 4% ou acima no PIB do estado, serem limítrofes e terem fluxo de relação comercial e de movimento pendular com a cidade sede. Assim sendo a RM poderá ser integrada por Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Tanquinho e São Gonçalo dos Campos. Lisboa explicou que esta será a composição inicial e que posteriormente outros 10 municípios serão integrados  pelo processo de expansão. São eles: Coração de Maria, Santa Bárbara, Anguera, Antônio Cardoso, Irará, Candeal, Ipecaetá, Santanópolis, Serra Preta e Riachão do Jacuípe. Esse Projeto de Lei (PL) é uma luta antiga do ex-deputado Colbert Martins, atual secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo.

Jornalismo Digital

Com palestra do jornalista Alberto Oliveira realizado para três dezenas de profissionais da comunicação  sábado último no campus da FTC, aconteceu o Curso de Jornalismo Digital, que foi resultado de uma parceria entre  o Sinjorba e o Sebrae. Com o tema “Novas Tecnologias em Jornalismo Digital”, foram abordadas questões como “Uso das Redes Sociais e “Ferramentas para Webjornalismo”. Estiveram presentes ao acontecimento a assessora de imprensa da Rede FTC, Heloísa Sampaio, e a presidente do Sinjorba, Marjorie Moura, que destacaram a importância da atualização profissional. Coube ao diretor  da FTC  Feira, professor Heraldo Morais,  a abertura dos trabalhos.

Câmbio

Foi inaugurada ontem em Feira de Santana, a primeira casa de câmbio. Refiro-me a Gradual, uma empresa com mais de cinqüenta anos no mercado financeiro e que atua em várias cidades do Brasil. A sua localização é no Shopping Boulevard.

Medalha

Em cerimonia ocorrida ontem,  no Centro de Cultura Amélio Amorim, durante a  Assembleia Legislativa Itinerante, a professora e escritora Lélia Fernandes foi agraciada com a  Medalha Dois de Julho, cuja a indicação foi do deputado estadual, José de Arimatéia (PRB). Membro fundadora da Academia de Letras e Arte de Feira de Santana,  escreveu 20 livros , entre eles as obras “Mulheres que deixaram marcas” e “Homens que fizeram história”. A homenageada pretence ainda à Academia Cultural da Bahia, Academia Superior da Itália e membro honorário da Academia Internacional de Letras, Artes e Ciências.

Seminário

Com o objetivo de promover o intercâmbio de pesquisas e serviços, será realizado hoje, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o 2º Seminário Internacional de Saúde da População Negra. O evento, promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde (Nudes), terá a participação de estudantes e professores, além de pesquisadores de diversos países. Às 8h30 haverá mesa redonda sobre Experiências em Pesquisas no Âmbito da Saúde da População Negra na Bahia-Brasil. Participam as professoras Rosa Cândida e Denize Ribeiro (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e Climene Laura Camargo (Universidade Federal da Bahia). Às 10h30 será realizada mesa redonda com o tema Experiências dos Serviços e Sociedade Civil sobre a Saúde da População Negra na Bahia, com a participação de Silvia Augusto (Secretaria da Saúde do Estado), Nívea Moreira Chagas (Associação Baiana de Pessoas com Anemia Falciforme), Altair Lira e Andréia Beatriz Silva dos Santos (Atenção à População Encarcerada de Salvador). Para o período da tarde a programação prevê a mesa redonda Experiências Internacionais de Pesquisa no Âmbito da Saúde da População Negra, com a participação dos professores Michel Perrault (Université Montreal – Canadá), Yolanda Rufina Condorimay Tacsi (Universidad Nacional Mayorde San Marcos – Peru) e Kia Lily Caldwell (University North Carolina – EUA).

Revendedores de Combustíveis

Fazendo parte da programação do VII Ciclo de Encontros Regionais de Revendedores de Combustiveis da Bahia, ocorrerá logo mais às 13 horas, no Spazzio Eventos, em Feira de Santana, numa iniciativa do Sindicombustiveis Bahia, o Encontro de Feira de Santana e Região. A proposta do Ciclo de Encontros é a descentralização dos eventos sindicais, proporcionando aos revendedores, em especial os do interior, o acesso às informações e tendências do mercado de combustíveis.  O anfitrião será o presidente  do Sindicombustíveis Bahia”,  Jose Augusto Costa.

Otto Alencar 

Ainda hoje, , ao meio dia,  o vice-governador da Bahia, Otto Alencar , estará em Feira de Santana, para um almoço na churrascaria Querencia tendo como anfitrião o  deputado federal Fernando Torres. O assunto primordial será o novo partido PSD, onde reunirá lideranças políticas e o pessoa da comunicação.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia.

Sobre Antonio José Larangeira 3095 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]