Prefeitura de Feira de Santana inaugura a sede da Secretaria de Cultura, nesta terça-feira. Confira outras notícias

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A nova sede da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer (Secel) está pronta para ser entregue. O equipamento vai funcionar na rua Domingos Barbosa de Araújo, 1071, bairro Ponto Central, e disponibilizará muito mais agilidade e comodidade à população.

As melhorias foram possíveis devido à instalação de novos equipamentos de informática. O prédio vai ser entregue pelo prefeito Tarcízio Pimenta nesta terça-feira (21), às 7h30. O novo espaço dispõe de 11 salas onde vão funcionar os Departamentos de Esportes, Eventos, Administração e gabinete do secretário, além de outros setores.

Além de aprimorar o atendimento à comunidade, as novas instalações facilitam o acesso de deficientes físicos, pois as portas são mais largas e dispõem de rampas. A unidade funcionava na avenida Barão do Rio Branco, bairro Brasília.

Feira não recebe questionário da CPqD. Empresa enviou formulário apenas para contratantes de seus serviços

Feira de Santana, que tem servido de exemplo para outros estados e municípios com a execução do Programa Feira Cidade Digital, não recebeu o questionário para avaliação do Índice Brasil de Cidades Digitais.

A iniciativa, lançada pela Momento Editorial em parceria com o CPqD, tem como objetivo medir o nível de digitalização dos municípios brasileiros que utilizam as mais diversas Tecnologias de Informação.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares, Cezar Orrico, as cidades selecionadas integram o quadro de clientes das empresas. “A Prefeitura de Feira de Santana não faz parte do portfólio de clientes da empresa, que se julgou no direito de não enviar para esta cidade o formulário para preenchimento. Eles prestam serviços de consultoria técnica a diferentes prefeituras e estas foram as escolhidas”, explica.

O questionário, composto por 15 perguntas, foi distribuído por mais de cem municípios de todas as regiões do país. Desse total, 75 foram validados e incluídos no Índice Brasil de Cidades Digitais.

Prefeito atende em Maria Quitéria

O prefeito Tarcízio Pimenta está atendendo a comunidade de Maria Quitéria desde o início da manhã desta segunda-feira (20) na Casa da Prefeitura. A população local tem solicitado os mais diversos serviços para aperfeiçoar as condições do distrito.

Na oportunidade, o prefeito também acompanha a montagem de toda a estrutura para o São João de São José, que começa nesta quinta-feira (23) e se estende até sábado (25). Tarcízio Pimenta tem observado as instalações dos dois palcos novos, modelados em alumínio, e a logística necessária para realização da festa.

Neste ano, o São João de São José traz a dupla romântica Victor e Léo, o músico Gilberto Gil e a banda Calcinha Preta. As atrações locais, trios de forró e quadrilhas juninas também vão animar a festa.

Melhoria no acesso à São José

A rodovia que liga o distrito de Maria Quitéria à BR-116 Norte está recebendo melhorias visando facilitar o acesso durante o São João de São José. O melhoramento do asfalto foi iniciado na manhã desta segunda-feira (20) e a previsão é que seja concluído até o final do dia. O mesmo serviço está sendo executado no circuito da festa para evitar buracos na pista destinada ao público.

O trabalho está sendo realizado por seis operários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. “Estamos utilizando cinco metros cúbicos de asfalto na Operação Tapa Buracos, visando atender toda comunidade local, bem como os visitantes”, declara o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro.

O São João de São José acontece entre os dias 23 e 25 de junho e contará com grandes atrações como Vítor e Léo,Gilberto Gil e Calcinha Preta.

Palco do São João de São José quase pronto

A montagem dos palcos para o São João de São José, que acontece de 23 a 25 de junho, será concluída nesta segunda-feira (20). No início desta manhã, 20 operários levantam a torre e, ao final do dia, eles começam a instalar o som e a iluminação.

Segundo o coordenador da organização, Romero Nery, as barracas serão instaladas a partir desta segunda e a previsão é que as estruturas sejam entregues aos vendedores ainda na terça-feira (21). O teste do som, por sua vez, vai ser feito na terça.

“Esse ano nós temos um palco novo e uma mega estrutura que nunca foi utilizada em Feira de Santana. Um dos palcos mede 14×14 metros, é toda modulada, e o outro tem 12×14 metros, onde vão se apresentar as grandes atrações contratadas pela Prefeitura de Santana”, disse o coordenador, acrescentado que “os dois palcos são modulados em alumínio”.

Outra novidade para os festejos desse é a instalação do espaço Forródódromo, destinado para a apresentação de quadrilhas. O espaço será localizado no antigo coreto, próximo a Igreja. A montagem da estrutura foi vistoriada pelo prefeito Tarcízio Pimenta nesta manhã.

Neste ano o São João de São José será aberto com a apresentação do grupo Victor e Léo, na sexta-feira (24) a animação fica por conta de Gilberto Gil e no último dia a atração principal é Calcinha Preta.

Sesp efetuou 41 notificações em maio

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Núcleo de Fiscalização, efetuou 41 notificações no mês de maio. Do total, 16 foram autos de infração com multas emitidas e 25 notificações referentes a calçadas sujas e terrenos baldios.

Os serviços estiveram concentrados nos bairros Ponto Central, Brasília, Capuchinhos, Centro, Santa Mônica, Muchila II, Morada do Bosque, além do Sobradinho e Parque Getúlio Vargas.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Fiscalização da Sesp, Danusa Luna, as ações são baseadas na Lei Municipal de número 1.613/92. “A finalidade da ação é notificar proprietários de imóveis que deixam passeios sujos, terrenos abandonados e descartam lixo de forma irregular. A lei prevê ainda aplicação de multa no valor de R$ 159,20 pela infração”, afirma.

O Núcleo de Fiscalização também realizou atendimentos a proprietários de terrenos, que estão em situação insalubre e com débito referentes ao IPTU.

Rainha e princesas de São José aprovam atrações

A rainha e princesas do milho eleitas para o São João de São José 2011 prometem animar todo o público com muita alegria. As três estudantes foram escolhidas na última sexta-feira (17) e recebidas pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta segunda-feira (20), na Casa da Prefeitura, situada no distrito de Maria Quitéria.

Eleita rainha da festa pela primeira vez, Maiane da Silva Miranda, 15 anos, afirma que as atrações deste ano são muito boas. “A cada ano o Governo Municipal traz uma novidade para nossa comunidade. E nós prometemos fazer uma festa muito bonita para todos que vierem a São José”, destaca.

A majestade do São João de São José será coroada no primeiro dia da festa, quinta-feira (23), quando se apresenta a dupla Victor e Léo. A folia junina continua na sexta-feira com o show de Gilberto Gil e termina no sábado (25) com o forró do grupo Calcinha Preta.

Sedec ordena Marechal Deodoro

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), fiscaliza cotidianamente os pontos comerciais instalados em locais impróprios e sem autorização do órgão. Uma loja de bolsas e acessórios instalada indevidamente na rua Marechal Deodoro, onde antes funcionava uma banca de revista, poderá ser demolida.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg, o ponto comercial está funcionado de forma irregular.

“Iremos tomar uma providência imediatamente. Caso a banca de revista não volte a funcionar, o ponto comercial será demolido. A instalação de novas barracas em vias públicas, feiras livres e mercados na área delimitada pelo Anel Viário de Feira de Santana deve ser feita apenas com autorização da Secretaria”, explica. O não-cumprimento resultará em apreensão das barracas e das mercadorias comercializadas de forma irregular.

Famílias recebem benefício normalmente

Mais de 46 mil famílias cadastradas no programa Bolsa Família em Feira de Santana continuam recebendo normalmente o auxílio, apesar da suspensão do atendimento ao público em todo o país até o dia 11 de julho.

A medida foi tomada em decorrência da instalação da nova versão do Cadastro Único, através da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS). A iniciativa vai resultar na melhoria da qualidade dos atendimentos oferecidos pelo programa.

A medida vale para todos os estados do território brasileiro. Em Feira de Santana, a sede do programa Bolsa Família retoma suas atividades normais no dia 12 de julho. A sede do programa funciona na rua Barão de Cotegipe, 649, Centro.

Tratamento especial para hepatites

O diagnóstico, tratamento e prevenção das hepatites virais serão temas abordados nesta terça-feira (21), às 9 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desde o início do ano até o mês de maio, o programa de Hepatites Virais, disponibilizado pela SMS, registrou 21 novos casos da doença, sendo 12 do tipo B e 9 do tipo C. Os pacientes estão em tratamento no Centro de Saúde Especializada (CSE) Dr. Leone Coelho Leda.

O evento é promovido pela SMS, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), em parceria com a Sociedade de Gastroenterologia da Bahia. Médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF) participam das atividades, que lembram a passagem do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais (19 de maio).

Os temas serão explanados na palestra “Conhecendo as hepatites virais”, que será proferida pela gastroenterologista e hepatologista do Hospital Universitário Professor Edgard Santos e presidente da Sociedade de Gastroenterologia da Bahia, Nelma Pedreira de Santana.

A chefe da Viep, Janice Estrela, observa que a rede municipal de saúde disponibiliza vacinas para combater o vírus da hepatite tipo B, destinada para indivíduos que possuem até 19 anos de idade e que ainda não existe vacina contra o tipo C da doença. Ela ressalta que a população deve se conscientizar dos riscos e adotar as formas de prevenção.

“Se proteger contra os diversos tipos de vírus transmissores da doença é fundamental para evitar a contaminação. E as pessoas podem se prevenir fazendo uso de preservativos nas relações sexuais e não compartilhando objetos cortantes, como alicates de unha, pois os tipos B e C são transmitidos através do sangue”, adverte.

A hepatite viral é uma doença que provoca a inflamação do fígado, podendo levar a cirrose e até ao câncer do órgão, caso não haja intervenção médica adequada. A doença pode ser classificada entre os tipos A, B e C, sendo os dois últimos os mais comuns.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113514 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]