Prefeitura de Feira de Santana finaliza preparativos do São João do distrito de São José. Confira as notícias

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Vacinação no Orfanato Evangélico

O Orfanato Evangélico da Asssembléia de Deus, no bairro Panorama, foi o local escolhido para a abertura oficial do Dia D de Vacinação contra a Poliomielite, em Feira de Santana. Na manhã deste sábado (18), cerca de 20 crianças com idade entre 0 e 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias) receberam as duas gotinhas da vacina. A campanha foi iniciada na segunda-feira (13) e a meta é imunizar 42.127 crianças no município.

O prefeito Tarcízio Pimenta chamou a atenção dos pais e responsáveis quanto a importância de levar as crianças para tomar a vacina. “Há 22 anos não é registrado um caso de paralisia infantil em nosso país, e diante disso temos que trabalhar para continuarmos livres dessa doença”, destacou.

Tarcízio convocou aqueles que já levaram seus filhos para serem vacinados a serem multiplicadores da informação. “Onde tiver um vizinho, um parente, que ainda não levou seu filho para vacinar, é preciso que todos orientem. Pois são apenas duas gotinhas que fazem milagre”, ressalta.

A diretora do Orfanato Evangélico, Jacy Pereira, informou que as crianças da unidade começaram a ser vacinadas na segunda-feira, quando a campanha foi iniciada. A instituição atende a 45 crianças e jovens. Durante a vacinação no orfanato, também foi realizada a entrega de certificado do Curso de Informática Básica para jovens da comunidade do Parque Panorama.

Estiveram presentes o secretário de Saúde, Getúlio Barbosa, a chefe da Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela e o secretário de Serviços Públicos, Luiz Araújo. A vacina está sendo fornecida em todas as unidades de saúde da sede e zona rural, além de postos volante durante este sábado, Dia D, como a SMS, estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, e as das três Estações de Transbordo – Central, Norte e Sul.

A vacina ainda está sendo fornecida nos supermercados G.Barbosa (Rodoviária), Todo Dia (avenida Senhor dos Passos) e Hiper Bompreço (Boulevard Shopping). Além da poliomielite, as crianças com idade até sete anos estão sendo imunizadas contra o sarampo.

Estrutura começa a ser montada em São José

Victor e Léo, Gilberto Gil e Calcinha Preta. Esses são alguns dos grandes nomes que irão animar o São João de São José, no distrito de Maria Quitéria, entre os dias 23 e 25 de junho. A estrutura para a festa já começou a ser montada e terá muitas novidades este ano. Na manhã deste sábado (18), os operários executavam os serviços.

Na praça de São José serão montados três palcos (dois principais e um menor), além de um arraiódromo, para a apresentação de quadrilhas juninas. O coordenador da montagem, Silvio Romero, explica que a estrutura levada para o distrito este ano é toda de alumínio, material considerado de primeira qualidade.

“Esse tipo de estrutura nunca foi utilizada em festas públicas em Feira de Santana”, ressalta. Os palcos terão 14 x 14 metros e 14 x 12 metros respectivamente. Também será montada uma área reservada, com 12 x 4 metros de cumprimento. A estrutura da festa terá ainda cinco camarins climatizados, 60 toldos e 150 barracas que serão instaladas nas laterais da praça.

O prefeito Tarcízio Pimenta acompanhou a montagem da estrutura na manhã deste sábado. “Está sendo utilizado material de primeira qualidade, uma grande estrutura e a festa terá tudo para ser uma das melhores que São José já realizou”, pontuou Tarcízio.

Assistência em acidente de trânsito

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Servtran garantiram a assistência às vítimas de um acidente de transito registrado na manhã deste sábado (18), na avenida Transnordestina. Uma van do Sistema Integrado de Transporte (SIT) se chocou com uma árvore, após ser atingida por outro veículo.

Segundo testemunhas, o acidente foi causado por uma motocicleta, que teria feito uma manobra indevida, atravessando o canteiro central. O motorista da van conseguiu desviar da moto, mas não evitou a colisão com o outro veículo, saiu da pista e bateu de frente em uma árvore.

Os passageiros e o motorista da van foram socorridos pelas equipes do SAMU para o Hospital Geral Clériston Andrade. Não houve vítima fatal. Agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) foram acionados ao local através da Servtran, e auxiliaram a Polícia Rodoviária Federal no controle do tráfego.

CRMQ atende mais de 60 mulheres violentadas

O Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ) atendeu 65 mulheres em situação de violência de outubro de 2010, quando foi inaugurado, até o início deste mês. Os dados são da coordenadora da instituição, Maria Luíza da Silva Coelho.

Do total de atendimentos houve um caso de encaminhamento para a Casa Abrigo, em Salvador. No que se refere ao acompanhamento jurídico foram realizadas 18 audiências neste ano relacionadas à Lei Maria da Penha.

O CRMQ acolhe e acompanha mulheres em situação de violência, através de atendimento jurídico, social, psicológico e pedagógico, propiciando melhores condições.

Para aprimorar o atendimento, o centro passou a registrar o número de mulheres assistidas que retornam para a instituição, através de uma ficha de monitoramento. “Desde março foram registrados 50 retornos. Isso demonstra o interesse e a necessidade de fortalecimento das mulheres em situação de violência em nosso Município”, considera Maria Luíza.

Além dos atendimentos, o CRMQ realizou diversas atividades como “Ações do Março Mulher”, em comemoração ao dia Internacional da Mulher. O grande desfecho do evento se deu com a implantação da Rede de Atenção e Proteção à Mulher, na qual busca integrar as instituições e pessoas que contribuem para a prevenção e enfrentamento a violência contra a mulher.

“Em maio o CRMQ participou do Ação Global distribuindo cerca de 500 folders com orientação e informação sobre o equipamento para cerca de 80 pessoas”, informa a coordenadora. As ações têm a parceria da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) no encaminhamento das mulheres ao Centro. O CRMQ está situado na rua Venezuela, 387, Capuchinhos. Mais informações pelo telefone (75) 3616-3433.

Guarda Municipal pronta para atuar no São JoãoO efetivo da Guarda Civil Municipal já está preparado para atuar durante a programação junina do São João de São José, no distrito de Maria Quitéria, e São Pedro de Humildes. A corporação vai trabalhar em parceria com a Polícia Militar nas ações de promoção da paz e segurança ao cidadão. Vão atuar 36 prepostos da Guarda Municipal nos dois eventos, por dia. Serão disponibilizadas também três viaturas.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Marcus Vinícius Alves, tanto no São João como no São Pedro, vai ser realizado o patrulhamento com intervenção, incluindo atenção especial nos portões de acesso e setores de embargue e desembargue. “Vamos utilizar detectores de metais para prevenir a entrada de qualquer tipo de arma no sítio da festa”, ressaltou.

Ainda segundo o comandante, a Guarda Municipal vai dar apoio também às ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde durante os festejos. “Os veículos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) vão se deslocar, quando solicitados, acompanhados das viaturas da Guarda Municipal para dar todo suporte de segurança aos profissionais que estão trabalhando”, afirma Marcus Vinícius.

O São João de São José e São Pedro de Humildes acontecem entre os dias 23 e 25 de junho e 30 a 02 de julho, respectivamente.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]