Prefeitura de Feira de Santana apresenta os preparativos finais para o São João do Distrito de Maria Quitéria. Confira as notícias

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Kit de material escolar tem registro de preço

A Prefeitura de Feira de Santana concluiu processo de registro de preços para a aquisição de kit de material escolar para distribuição na rede pública municipal de ensino.  Apesar da conclusão do processo, a Prefeitura não está obrigada a firmar contratações com a empresa vencedora do certame.

A modalidade de registro de preços garante ao Município uma ampla pesquisa de mercado, com prazo de validade de 1 ano. Durante esse prazo, as propostas selecionadas no registro de preços ficarão à disposição da Administração, para que efetue as contratações nas oportunidades e quantidades de que necessitar, até o limite estabelecido.

De acordo com o parágrafo 4º, do artigo 34, da Lei 9433/05 (Municipal de Licitações), a existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar contratações que deles poderão advir, ficando-lhe facultada a utilização de outros meios, a exemplo de pregão ou concorrência.

A empresa Brasilpama Manufaturados de Papéis LTDA., com sede no Rio de Janeiro, teve o registro de preços classificados no Pregão Presencial nº033/2011. Outras 37 empresas participaram do certame.

A classificação da Brasilpama obedeceu a todos os procedimentos legais, previstos em lei, sendo a empresa, inclusive, submetida assim como as demais, de análise técnica dos produtos prevista em edital. A análise foi efetuada pelo diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Escolar, Roberto Gomes da Silva Neto.

O diretor do Departamento de Licitações, João Urias Barros, afirma que todas as formalidades exigidas no registro de preços foram obedecidas pela Administração Municipal. “Todo procedimento foi instruído por legislação pertinente”, garante.

Preparativos para o São João em Maria Quitéria

O clima de São João já invadiu o distrito de Maria Quitéria, onde acontece no período de 23 a 25 de junho um dos maiores festejos juninos da região. A localidade já está recebendo atenção especial para melhor acolher o público.

Para garantir iluminação de qualidade, foram instalados dois religadores. O equipamento, segundo o eletrotécnico da Coelba, Elcio Rabelo, agiliza o restabelecimento de energia elétrica em caso de queda.

“Este é um equipamento de alta geração com religador lucroprocessado com atuação remota. Assim, da própria central os técnicos podem fazer o religamento da luz em poucos minutos, caso haja queda de energia. O equipamento permite, ainda, a flexibilização da transferência de alimentação”, explica.

Ainda de acordo com o técnico, todo circuito da festa já passou por manutenção e troca de lâmpadas, isolamento e poda de árvores que alcançavam a fiação elétrica. “As intervenções visam garantir iluminação de qualidade e evitar transtornos nos dias de festa”, complementa Elcio Rabelo.

A Secretaria de Serviços Públicos está, ainda, realizando serviços de poda de árvores, corte da grama e varrição na Praça da Matriz. O São João de Maria Quitéria será animado pela dupla sertaneja Victor e Léo; Gilberto Gil; bandas Calcinha Preta, Capim Molhado, Sutiã Rendado, Kixote é Esse, Paulo Bindá e muitas outras atrações.

Comunidade de Socorro ganha nova praça 

A comunidade de Socorro, no distrito de Tiquaruçu, irá dispor de uma nova praça. O equipamento já existente será totalmente reformado pelo Governo Municipal. Na manhã desta sexta-feira (8), o prefeito Tarcízio Pimenta, acompanhado de secretários municipais, autorizou o início das obras.

O equipamento atende a uma reivindicação dos moradores da localidade e vai contar com quiosque, novos bancos em concreto, iluminação eficientizada, além de rampa de acesso para portadores de necessidades especiais e gramado.

Para a moradora Maria Bernadete de Cerqueira, 49 anos, a construção da praça vai servir não apenas para embelezar a localidade, mas como um espaço para encontro de amigos e ponto de referência. “Aqui é um local para a gente se reunir, conversar, as crianças brincarem e os adultos jogarem dominó”, contou.

Antônio Carlos Souza, 41 anos, morador do povoado há mais de 25 anos, destacou a importância da construção do equipamento para a comunidade. “A antiga praça já estava feia, sem condições de oferecer o lazer para as crianças e adultos. Era uma reivindicação dos moradores que a Prefeitura construísse uma nova e agora, o prefeito nos atendeu. Ele está de parabéns”, disse.

A administradora do distrito de Tiquaruçu, Sinara Campos, ressaltou que a construção do equipamento representa melhorias para o local. “Os moradores estão muito felizes e agradecidos. O povoado costuma receber pessoas de fora, principalmente na Festa do Vaqueiro. Agora, eles não terão mais vergonha de recepcioná-los”, afirmou.

Alunos da Escola Municipal André Custódio Ferreira fizeram questão de acompanhar o início dos serviços de demolição da antiga praça. A professora Sandra Mara Santana observou que os investimentos do Governo Municipal no povoado de Socorro representam preocupação com o desenvolvimento da localidade.

“Este é um momento histórico e ficará registrado na memória das crianças, que utilizam o espaço para as brincadeiras”, pontuou. A previsão é que os serviços sejam concluídos no prazo de 60 dias. A empresa responsável é a FMS Construções e Projetos.

Energia elétrica no Loteamento Boaventura

Mais 43 famílias que residem na zona rural de Feira de Santana receberam energia elétrica em suas casas, através de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a Coelba. Dessa vez a melhoria contemplou os moradores do Loteamento Boaventura, situado no distrito de Maria Quitéria.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, a benfeitoria foi disponibilizada desde o dia 29 de maio. “A maioria dessas famílias tinham energia em suas casas através de ligação clandestina, o que não atendia a necessidade dos eletrodomésticos que eles têm”, pontua.

A dona de casa Lucinéia Ribeiro, por exemplo, utilizava energia dessa forma. “A gente ficava sempre preocupado porque não era uma coisa segura. Agora estamos todos regularizados”, afirma.

Marta Jane Ribeiro, moradora do loteamento há dois anos, passava pela mesma situação. “Tivemos um grande avanço. Era uma reivindicação antiga e, graças a Prefeitura e a Coelba, recebemos esta melhoria”, comenta.

Sorteio do Santa Bárbara nesta quinta

O sorteio das pessoas selecionadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida para o Residencial Santa Bárbara, no bairro Mangabeira, será realizado nesta quinta-feira (9), no Ginásio Municipal de Esportes, a partir das 8 horas. Dessa vez serão contempladas 380 famílias com os vilages situados na avenida Iguatemi.

Após a realização do sorteio,  os beneficiados comparecerão na próxima semana ao imóvel para uma vistoria, onde observam as condições de moradia. Depois disso, explica o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Gilberto Ruy Souza, as pessoas são convocadas pela Caixa Econômica para assinar os contratos e receber as chaves.

“Em 30 dias eles ocupam os imóveis. A expectativa é que os proprietários já estejam morando nos vilages no mês de julho”, declara o secretário. A Prefeitura de Feira de Santana tem participação no cadastramento, indicação e todo processo de recebimento de documentos do programa Minha Casa, Minha Vida.

Paredes da piscina semi-olímpica levantadas

As obras de construção da primeira piscina pública semi-olímpica de Feira de Santana continuam em ritmo acelerado. Durante esta semana dezenas de operários concentram os serviços na finalização do levantamento das paredes e colocação de concreto no piso. Segundo o proprietário da VL Construções e Serviços Ltda, Walterney da Silva Santos, a previsão é de que em 60 dias a piscina seja concluída.

“Estamos trabalhando todos os dias, inclusive nos finais de semana para não haver atrasos na execução da obra. O piso, o lastro e a casa de bomba já estão regularizados para receber o concreto magro”, afirma. A partir da próxima semana, conforme o mestre da obra Romilson da Silva, serão colocados 10 mil quilos de ferro em toda a estrutura para dar suporte à piscina. Toda a escavação da área onde será construída a piscina foi totalmente concluída.

 De acordo com o diretor do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Wilson Passos, vários projetos serão criados a partir da disponibilidade da piscina pública “A piscina de 12,5×25 metros será utilizada para aulas de natação para jovens, adolescentes e crianças, aulas de hidroginástica para idosos e competições. A piscina servirá também de opção de lazer e diversão para a comunidade”, acrescenta.

O equipamento, instalado no Complexo Municipal Poliesportivo Oyama Pinto, está sendo construído através de parceria entre o Governo Municipal e o Ministério dos Esportes, e conta com investimentos na ordem de R$ 174.733.47.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.