Prefeito Tarcízio Pimenta anuncia obras para o distrito de Humildes. Confira as notícias da Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Prefeitura de Feira de Santana vai executar o recapeamento asfáltico com Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) em todo o centro do distrito de Humildes. A obra foi anunciada pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã deste domingo (05/06/2011), em audiência pública com os moradores no distrito.

A localidade também vai ser contemplada com mais obras de pavimentação em ruas e loteamentos. “O lançamento do pacote de obras acontece ainda nesta semana. Depois de muito tempo, o centro daqui vai receber o recapeamento”, ressalta.

Em audiência com a população local, Tarcízio Pimenta também divulgou a instalação da empresa de vestimentas Foor no povoado do Escoval, situado em Humildes. Segundo ele, já foi comprada a área para construção da empresa, aprovados o projeto e o licenciamento ambiental.

“O grupo padroniza camisas de show e eventos, e vai gerar inúmeros empregos para a população de Humildes”, afirma.

Na oportunidade, ele destacou outros investimentos disponibilizados ao distrito, a exemplo da internet gratuita, através do programa Feira Cidade Digital. A moradora da localidade, Itaiane Leal, destacou o serviço. “Moro próximo a BR 101 e a internet funciona muito bem naquela área. Não temos como agradecer por este benefício”, disse.

A primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta também acompanhou o prefeito Tarcízio Pimenta, bem como o vereador José Marques de Messias.

Milhares de pessoas na Cavalgada da Princesa

Criadores e admiradores da raça mangalarga marchador têm marcado presença no Parque de Exposição João Martins da Silva durante este domingo (5) na 9ª edição do Leilão Cavalgada da Princesa. O evento foi iniciado no sábado (4) e tem registrado um grande número de pessoas.

A dona de casa Josemari Falcão foi ao evento acompanhada do marido e filho de um ano, e afirma que sempre gosta de ver a raça. “Nós três admiramos muito o mangalarga marchador, além de ser uma boa opção de lazer para o final de semana”, afirma.

O adestrador de animais, Joelson Pereira ressalta que a realização do evento em Feira de Santana é sempre boa para os criadores. “Temos a oportunidade de inscrever os animais para disputar com outros e, possivelmente, de nosso mangalarga ser premiado com troféus. Isso valoriza os animais”, destaca.

Já Francisco de Assis, também adestrador, trouxe quatro cavalos da raça e considera a competição acirrada. “A cada prova vemos melhores cavalos. São animais bem cuidados que participam”, pontua. O evento tem a participação de mais de 150 animais e, ao final, vai sortear duas motos. No sábado foi realizado leilão da raça.

O prefeito Tarcízio Pimenta esteve no parque no final da manhã deste domingo, acompanhando a realização do evento. A iniciativa tem o apoio logístico da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri).

Pedalada Ecológica no Dia do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste domingo (5), foi marcado com a 2ª edição da Pedalada Ecológica. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a população a utilizar transportes alternativos menos poluentes, a exemplo da bicicleta. Além disso, o evento chama a atenção dos feirenses sobre a necessidade de se manter os recursos naturais.

Com esse propósito, mais de 500 pessoas participaram da pedalada nesta manhã, percorrendo a avenida Getúlio Vargas desde o estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria até o final da avenida. No retorno, os esportistas passaram por baixo do viaduto Francisco Pinto e encerraram as atividades no mesmo ponto de partida.

A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Para o diretor do departamento de Educação Ambiental, Horácio Amorim, a pedalada representa a oportunidade de envolver toda a população, sobretudo os estudantes. “Eles são o foco do nosso trabalho de educação ambiental e, juntos, vamos fazer uma grande festa para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente”, disse.

Um dos participantes foi o policial militar Clóves Peixoto. Ele esteve na pedalada acompanhado de mais três amigos. “Todas as campanhas em prol do meio ambiente são válidas, e é por isso que estou participando”, declara.

Já a dona de casa Georgina Maria Santos destacou o uso das bicicletas como uma atividade importante tanto no combate a poluição, como na manutenção da saúde das pessoas. “Este sim é um meio de transporte que podemos utilizar com a segurança que não prejudica o meio ambiente, além de fazer bem à saúde”, comenta.

Alguns participantes doaram um quilo de alimento não perecível para serem entregues às entidades carentes dentro em breve. Segundo Amorim, a entrega é voluntária, mas a expectativa é de arrecadar em torno de 300 quilos de alimentos.

O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Guarda Civil Municipal e Polícia Militar para garantir a segurança de todos os participantes.

SMTT emite passe livre

As pessoas que têm algum tipo de deficiência crônica física, mental, visual, auditiva ou renal podem ter acesso gratuito ao transporte coletivo urbano. De janeiro a maio deste ano, 302 novos cartões de passe livre foram emitidos pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Atualmente, 5.648 cartões estão ativos em Feira de Santana.

Os interessados em obter o benefício devem se cadastrar na SMTT, localizada na Rua Newton Vieira, s/n, bairro Caseb. Segundo o diretor de planejamento, Vitor de Paula, para ter direito ao cartão de passe livre, o pretendente deve entregar xerox do RG e do comprovante de residência, além de uma avaliação médica atualizada que comprove a deficiência.

“Após a apresentação do laudo, eles passam por uma triagem realizada pelo médico da SMTT. Aprovados os critérios avaliativos, os beneficiários recebem o passe livre”, explica o diretor, acrescentando que “este programa tem um alcance social muito grande e possibilita que tais passageiros façam seus deslocamentos de maneira gratuita”.

O prazo de validade do passe livre é de 12 meses. Após o período estabelecido, os beneficiários precisam fazer o recadastramento para continuar a usufruir dos serviços. Os usuários podem tirar suas dúvidas ou fazer reclamações através dos telefones 3603-7311, em horário comercial, ou 3603-7304, telefone do Serviço de Atendimento de Transportes e Trânsito (Servtran), que funciona 24 horas.

Inspeções da Divisa são contínuas

A fiscalização realizada pela Divisão Vigilância Sanitária (Divisa) em estabelecimentos de distintos segmentos é contínua. A qualidade de produtos de consumo, como alimentos, medicamentos, produtos de higiene e de limpeza, além de serviços de saúde, são verificadas por equipes do órgão. Irregularidades também podem ser denunciadas pelos consumidores através dos telefones 3612-6646 e 3612-6647.

Com o objetivo de coordenar e executar ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, equipes da Divisa realizam inspeções em hospitais, maternidades, clínicas, consultórios médicos e odontológicos, academias, salões de beleza e até mesmo clubes. Nas feiras livres, a fiscalização ocorre durante os finais de semana, e é voltada principalmente para a comercialização de carnes.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Kérssia Carneiro, observa que a participação efetiva da comunidade, através das denúncias realizadas, é de fundamental importância. “A população tem colaborado muito com o trabalho da Divisa. Quando as denúncias são feitas, os técnicos se deslocam e encontram irregularidades que possivelmente deixariam de ser encontradas depois, quando a equipe fosse realizar a inspeção”, ressalta.

Segundo a coordenadora, o órgão trabalha com a demanda espontânea e demanda programada. “A demanda espontânea tem como foco a apuração das denúncias, que é feita no mesmo dia, enquanto que a programada baseia-se no cronograma previamente estabelecido”, explica.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112870 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]