Prefeito de Santo Antônio de Jesus, Euvaldo Rosa, diz que moradia é um dos maiores problemas do município

Euvaldo: Santo Antônio de Jesus por ser um polo regional. Pessoas de outros municípios vêm e moram aqui. Uma parte dessas pessoas, talvez a maior parte, sem qualificação profissional adequadaEuvaldo: Santo Antônio de Jesus por ser um polo regional. Pessoas de outros municípios vêm e moram aqui. Uma parte dessas pessoas, talvez a maior parte, sem qualificação profissional adequada


Euvaldo: Santo Antônio de Jesus por ser um polo regional. Pessoas de outros municípios vêm e moram aqui. Uma parte dessas pessoas, talvez a maior parte, sem qualificação profissional adequada

Euvaldo: Santo Antônio de Jesus por ser um polo regional. Pessoas de outros municípios vêm e moram aqui. Uma parte dessas pessoas, talvez a maior parte, sem qualificação profissional adequada

O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Euvaldo Rosa (Democratas), concede entrevista exclusiva a Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia (JGB). Durante a entrevista o prefeito comenta sobre o São João de 2011, expansão econômica, relação com o governo Jaques Wagner e programa social de moradia.

Santo Antônio de Jesus por ser um polo regional. Pessoas de outros municípios vêm e moram aqui. Uma parte dessas pessoas, talvez a maior parte, sem qualificação profissional adequada. Então, isso tem gerado uma situação social de muita carência. E ai, entra o problema da habitação.”, explica Euvaldo

Jornal Grande Bahia – Quais as novidades para o São João de 2011?

Euvaldo Rosa – Hoje nós realizamos aqui na Bahia o melhor São João do Estado, e sem dúvida, um dos melhores do Brasil. Quando é dito pelo prefeito da cidade, as pessoas têm até impressão, por que é o prefeito quem está falando. E não é apenas o prefeito quem fala isso, mas os órgãos que fazem esse estudo, inclusive do Ministério do Turismo. A BAHIATURSA reconhece o São João de Santo Antônio de Jesus como um dos melhores da Bahia e do Brasil [o São João 2011 ocorre de 22 a 25 de junho].

Isso por que nós temos conseguido agregar a tradição, a cultura, público, estrutura e boas atrações. Em uma cidade com localização geográfica muito favorável, às margens da BR-101, próximo da Ilha de Itaparica, com fácil acesso para que as pessoas cheguem até Santo Antônio. A cidade também é uma das cidades do Recôncavo que tem a melhor estrutura para receber os visitantes.

JGB – O Brasil vive um processo de expansão urbana, principalmente com o projeto “Minha Casa e minha Vida”. Como o governo tem trabalhado a questão da moradia social?

Euvaldo Rosa – Nós temos hoje [a moradia] como um dos maiores problemas do nosso município, que é a questão da habitação. Santo Antônio de Jesus por ser um polo regional. Pessoas de outros municípios vem e moram aqui. Uma parte dessas pessoas, talvez a maior parte, sem qualificação profissional adequada. Então, isso tem gerado uma situação social de muita carência. E ai, entra o problema da habitação.

Nós temos um déficit habitacional muito grande, e estamos agora trabalhando esse déficit com o programa Minha Casa Minha Vida, junto com os ministérios das Cidades, estamos nesse momento com 763 unidades de 0 a 3 [salários mínimos] sendo construídas. Temos mais 503 [unidades residenciais] a serem iniciadas no próximo mês, e estamos lutando agora na segunda etapa do programa Minha Casa Minha Vida por outra quantidade de habitação de 0 a 3 [salários mínimos].

JGB – E quanto à geração de emprego e renda?

Euvaldo Rosa – Temos um desenvolvimento muito grande e vocação no setor terciário, para o comércio e prestação de serviço, isso nós observamos com todos os estudos que fazemos aqui em Santo Antônio e na região. Mas, além disso, nós temos o setor da indústria como grande gerador de emprego, e nossos centros industriais estão completos, e nós estamos tentando junto ao governo do estado uma ampliação para trazer novas indústrias, e temos trabalho muito tentando fortalecer o setor terciário, a área de prestação de serviços.

Inauguramos recentemente, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, o campus de saúde da Universidade Federal do Recôncavo. Além de grandes empresas que se instalaram, com lojas na área do comercio, instalando aqui em Santo Antônio.

JGB – O senhor é filiado ao partido Democratas, e temos um governo do Estado ligado ao PT. O senhor tem tido um apoio do governo, mesmo sendo de partido de oposição?

Euvaldo Rosa – Nós temos uma boa convivência com o governador Jaques Wagner. Ele tem respeitado nossa posição politica partidária, e nós também temos respeitado a posição do PT, e a gente convive muito bem.

Alguns partidos que fazem parte da base de apoio do governador Wagner, fazem parte da nossa base de apoio também aqui em Santo Antônio de Jesus, e a gente tem colocado o interesse do município acima dos outros interesses, e isso tem facilitado muito.

JGB – Como militante politico dos Democratas, como o senhor vê essa mudança de alguns partidários para o PSD, partido fundado por Gilberto Kassab, também seu colega enquanto prefeito?

Euvaldo Rosa – De uma maneira muito natural. É o dinamismo da politica, a questão democrática, onde as pessoas reavaliam os seus pensamentos, as suas posições politicas. Então, eu acho que a Bahia, o Brasil, vive esse momento e não é diferente no interior da Bahia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).