Península Itapagipana recebe investimentos em esporte e inclusão social

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), renovou, por mais sete meses, convênio com a Associação Beneficente Educação Arte e Cidadania (Abeac) para a realização do Projeto Esporte Lazer e Inclusão Social, que beneficiará 2.520 pessoas da região da Península Itapagipana, com aulas de esporte gratuitas. A ação integra o Programa Pacto Pela Vida, que será lançado na próxima segunda-feira (06/06/2011).

Pelo projeto, que acontece no local desde 2007, crianças, adolescentes, adultos e pessoas da terceira idade terão aulas de futebol, tae-kwon-do, capoeira, remo, basquete de rua e biodança.

Anaildes Santos participou da solenidade realizada na quinta-feira (2), na sede da Abeac, por entender a importância da iniciativa para os moradores da região, como seu afilhado Sandro Santos, 9 anos, que pratica futebol, tae-kwon-do e capoeira no projeto. “Eu gosto bastante porque ele estuda pela manhã e se mantém ocupado à tarde. O sonho dele é ser goleiro. Chega em casa todo dia com a camisa preta de tanta atividade. Dá o maior trabalho para lavar, mas vale muito a pena”. “Eu quero ser goleiro do Bahia para depois chegar à Seleção Brasileira”, afirmou Sandro, que diz se espelhar e admirar jogadores do Santos como o arqueiro Rafael e o atacante Neymar.

O diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô) ressaltou a importância do projeto para a segurança do Estado. “Ações como essa trazem mais qualidade de vida para a população. Fico imaginando a preocupação dessas senhoras com a segurança dos seus filhos ou netos. O esporte proporciona isso. Se eles não forem esportistas pelo menos serão cidadãos de bem”.

As atividades do projeto acontecerão nas quadras públicas locais, na praia, clubes de remo, na Abeac, em instituições parceiras, além das escolas da Península de Itapagipe e no Subúrbio. “Quando trazemos para a escola a capoeira, a biodança e outros esportes, estamos dando oportunidade para as crianças e idosos de praticarem atividades de qualidade. Para eles, a capoeira virou um espaço que possibilita tanta coisa, principalmente tirá-los das ruas. Não viemos aqui apenas assinar um convênio, mas sim garantir a escola como um local mais prazeroso”, disse diretora da Escola de Alto de Coutos, Cássia Silva Góes.

De acordo com o diretor executivo da Abeac, Sérgio Ricardo dos Santos, “o projeto ajuda os alunos das escolas públicas da região a se sentirem realmente como cidadãos. Eles passam a ter esse espaço de interação saudável, ao invés de se limitarem a receber a educação escrita”.

O Governo do Estado irá investir em fardamento, materiais esportivos e recursos humanos, gerando 23 empregos. O evento contou ainda com a presença do reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Lourivaldo Valentim, e do Major Serrão, representando o Comando Geral da Polícia Militar, que ressaltou a importância de ações de inclusão social pelo esporte para auxiliar o trabalho da Polícia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]