Orquestra jovem venezuelana se apresenta pela primeira vez em Salvador

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Salvador está entre as poucas cidades escolhidas para receber, pela primeira vez no Brasil, a Orquestra Sinfônica Simón Bolívar da Venezuela, regida pelo maestro Gustavo Dudamel. Formado por jovens músicos venezuelanos, a orquestra é a segunda atração da Série TCA 2011. O conjunto sinfônico venezuelano criado em 1975 fará apresentação única na capital baiana na Sala Principal do Teatro Castro Alves, nesta quarta-feira (15), às 21h.

A orquestra foi fundada pelo maestro José Antonio Abreu e reúne jovens talentos escolhidos entre os melhores das diversas orquestras espalhadas pela Venezuela, resultado da política educacional – El Sistema – que há décadas incentiva a expressão musical no país. A iniciativa tem alcançado repercussão, inclusive na Bahia, onde é desenvolvido com sucesso o projeto Neojibá, sob a coordenação do pianista Ricardo Castro e financiamento do Estado.

O maestro do grupo é o violinista Gustavo Dudamel, que nasceu no ano de 1981, em Barquisimeto, na Venezuela. Cedo ele iniciou os estudos de música e se engajou no El Sistema. Em 1995, passou a estudar regência e quatro anos depois foi nomeado diretor musical da Orquestra Simón Bolívar.

Sharon Jones

A Série TCA reservou programação diversificada para este ano. O evento, que chega a 16ª edição, é promovido pelo Teatro Castro Alves, juntamente com a Secretaria de Cultura (Secult) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Na abertura da série nesta segunda (13) a atração é a cantora Sharon Jones, diva do Soul Music, acompanhada da banda The Dap-Kings.

A temporada 2011 acontece entre junho e novembro, sempre na Sala Principal do TCA, que receberá no nesse período nove atrações nacionais e internacionais – das quais seis inéditas -, totalizando 11 apresentações

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]