Município realiza concurso público para professores e coordenador pedagógico. Leia esta e outras notícias da PMFS

Município realiza concurso público para professores e coordenador pedagógico. Leia esta e outras notícias da PMFS.

A Prefeitura Municipal estará realizando concurso público para os cargos de professor e coordenador pedagógico da rede municipal de ensino, até o mês de setembro. O concurso será realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e vai disponibilizar 300 vagas, sendo 200 para professor e 100 para coordenador pedagógico.

Segundo o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo, o processo seletivo irá atender a demanda de professores com a saída dos profissionais contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), que vão ter os contratos expirados em agosto.

“Os estagiários devem substituir os professores provisoriamente com orientação dos coordenadores pedagógicos, caso ocorra atraso no concurso. Mas, a expectativa é que os aprovados sejam convocados imediatamente”, destacou.

Ainda de acordo com o secretário, o edital está sendo confeccionado pela Uefs e ainda não tem data definida para ser divulgado. “As vagas oferecidas são para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) por isso, poderão se inscrever somente graduados em Pedagogia ou Normal Superior”, ressaltou José Raimundo.

Obras na Chico Mendes em ritmo acelerado

Unidade escolar recebe pintura nos próximos dias

As obras de construção do novo prédio da Escola Municipal Chico Mendes, localizado na praça da Liberdade, bairro Campo Limpo, seguem em ritmo acelerado. Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Diatomita Construção Civil e Meio Ambiente, vencedora de licitação pública promovida pela Prefeitura de Feira de Santana.

Os serviços de cobertura do telhado e piso de alta resistência do primeiro pavilhão, instalação das redes elétrica e hidráulica e reboco já foram concluídos. Nos próximos dias os operários iniciam o trabalho de pintura e cobertura do telhado do segundo e terceiro pavilhões. Em seguida serão instaladas portas e janelas.

A escola vai oferecer 12 salas de aula para estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), além da Educação para Jovens e Adultos (EJA), sala de professores, diretoria, biblioteca, duas baterias de sanitários, cantina, área de recreação coberta, quadra esportiva e arquivo. As intervenções envolvem recursos da ordem de R$ 750 mil.

Energia e água potável no Lagoa Subaé

Parceria entre a Prefeitura e Coelba irá beneficiar 100 famílias

Os trabalhos para implantar rede de energia elétrica na comunidade do bairro Parque Lagoa Subaé começaram na manhã desta quinta-feira (16). A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e vai beneficiar 100 famílias que residem no local.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, essas famílias sofriam riscos diários em razão das ligações clandestinas. “O que a gente via nessa comunidade eram muitos fios por todos os lados, mas eu e o prefeito Tarcízio Pimenta procuramos o presidente da Coelba, Moisés Couto, para disponibilizar o serviço”, disse.

Além dos riscos de acidentes com a energia irregular, os serviços não atendem as necessidades mínimas de cada residência. As mesmas famílias serão beneficiadas com rede de abastecimento de água.

Conforme Ozeny Moraes todos os levantamentos para o fornecimento de água e energia elétrica foram realizados a partir da autorização de licença ambiental emitida pala Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais e encaminhados para a Embasa e Coelba. “A localidade está fora da área de proteção ambiental existente no bairro Parque Lagoa Subaé”, afirma.

Moradora do local, a comerciante Valéria Azevedo diz que as famílias estão satisfeitas com os benefícios. “Vivíamos em condições precárias, já que não tínhamos água encanada e nem energia elétrica. Os investimentos vão nos ajudar muito e melhorar nossas condições de moradia”, observa.

Floristas analisam contrato de projeto piloto

Iniciativa vai beneficiar 16 floristas vinculados à associação

A Associação de Floristas de Feira de Santana vai analisar o contrato de comodato elaborado pela Coelba para produzir flores em área de servidão da empresa, situada próximo ao bairro Sítio Matias. O contrato foi apresentado pela Coelba na manhã desta quinta-feira (16), no gabinete do secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), Ozeny Moraes, e será assinado na segunda-feira (20), às 10 horas.

O projeto piloto Hortas Comunitárias será desenvolvido através de parceria entre a Seagri, Coelba, Associação de Floristas e Belgo Bekaert, e contempla primeiramente o município de Feira de Santana.

A iniciativa vai beneficiar 16 floristas vinculados à associação que trabalham nos boxes da rua Olímpio Vital. Com o projeto, eles terão condições de produzir flores, plantas ornamentais e cultura de leguminosas e hortaliças em terreno de 8.600 metros quadrados, sob a linha de transmissão da Coelba.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Ozeny Moraes, a Prefeitura vai oferecer todo suporte técnico na execução do projeto. “Vamos preparar a área na correção do solo e adquirir mudas inicialmente”, afirma. Serão cultivadas espécies de Rosa, Angélica, Murta, Sorriso de Maria e Branquinha, além de flores tropicais que se adaptarem ao clima.

O gestor de Manutenção da Coelba, Elson Faustino, observa que a iniciativa ajuda os floristas e impede que a área seja ocupada por lixo ou ocupações irregulares. “A agência está dentro de um projeto permanente para beneficiar a comunidade. Dessa vez os contemplados serão os pequenos agricultores”, pontua.

Presidente da Associação dos Floristas, Francisco de Jesus declara que os associados vão se reunir para dividir os lotes igualitariamente. “Vamos tomar todos os cuidados necessários para termos uma boa produção, como evitar o uso de adubo químico. Floristas de Ribeira do Pombal e Alagoinhas também vão comprar o material produzido”, declara.

Festa do Sabiá neste final de semana

O evento faz parte do calendário de festejos populares

Mais uma edição da Festa do Sabiá acontece neste final de semana, no largo do Parque Sabiá, bairro Parque Ipê. O evento, realizado entre os dias 17, 18 e 19 de junho, está em sua 20ª edição, e recentemente, passou a fazer parte do calendário de festejos populares de Feira da Santana.

A Festa do Sabiá é resultado de parceria entre os moradores do bairro e o Governo Municipal, que colabora com toda estrutura de palco, som, iluminação, toldos, sanitários químicos, segurança, além da contratação das bandas.

Para o organizador do evento, Vivaldo da Silva, o trabalho conjunto com a Prefeitura é de suma importância. “A festa cresceu bastante por causa do apoio do Governo Municipal. Ano passado, cerca de 10 mil pessoas prestigiaram o evento. O público superou nossas expectativas e tenho certeza que nesta edição não será diferente”, afirmou.

Na noite desta sexta-feira (17), as bandas Pense Neu e Beijo Roubado vão se apresentar no palco da festa. Já no sábado (18), o público assistirá aos shows de Xote a Dois, Calango Tião, Forró do Trato e Ki Xote é Esse. No domingo, último dia do evento, a animação ficará por conta do Grupo Cupido, Waltimar, Diego Costa, Balão Beijo e Baiá e seus teclados.

De acordo com a organização da Festa do Sabiá, os shows terão início às 21 horas na sexta-feira e no sábado. Já no domingo, as apresentações vão começar mais cedo, às 17 horas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115083 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.