Morre aos 91 anos Joãozito Andrade; Pecuarista era um dos mais destacados criadores de gado Nelore do mundo

Morre um dos mais destacados criadores de gado Nelore do mundo, Joãozito Andrade.
Morre um dos mais destacados criadores de gado Nelore do mundo, Joãozito Andrade.

Conheci Joãozito Andrade há alguns anos atrás. Fui convidado pelo médico veterinário Delsique Borges, amigo e responsável técnico pela criação do Gado Nelore Trindade à conhecer o pecuarista, a propriedade rural e o trabalho de melhoria genética do gado nelore. Nesta época, “seu Joãozito”, mesmo sendo um octogenário, demonstrava vigor e paixão pela criação e conservação da raça Nelore.

O trabalho desenvolvido ao longo de uma vida (mais de 70 anos de seleção), através do processo de seleção e cruzamento natural dos animais, lhe rendeu o título de Guardião da Raça, e sua Fazenda Várzea dos Gatos, localizada em Jeremoabo, foi reconhecida pelo governo indiano como santuário do Gado Nelore.

Este baiano, natural de Jeremoabo (semiárido baiano), venceu obstáculos e projetou o Nelore Trindade para o mundo. Seus animais sempre foram disputados por criadores nacionais, a exemplo do amigo e criador, Miguel Pinto.

Joãozito possuía, além da Fazenda Várzea dos Gatos, duas outras propriedades, o Rancho Trindade, em Feira de Santana e a Fazenda Trindade, em Cícero Dantas, local onde iniciou a seleção do Gado Nelore na década de 1940.

Plantel

Joãozito Andrade deixa um plantel de cerca de 1.300 animais da raça Nelore. “Fiz questão de preservar as linhagens POI Akasamu e Padhu, dois animais reprodutores trazidos da Índia na década de 1960 pelo Dico”, explica e acrescenta, “Dico era o braço direito do criador Torres Homem da Cunha, um dos responsáveis pela histórica importação de nelore em 1962”.

Ao longo da jornada, Joãozito conservou e desenvolveu as raças de cabras Canindé, Britsh Alpine, Ovinos Trindade e preservou o gado Kangayan.

Enterro

Joãozito Andrade faleceu nesta manhã (16/06/2011), no hospital Português em Salvador, aos 91 anos.

O enterro será amanhã (17/06/2011) às 10 horas no cemitério Jardim da Saudade em Salvador.

Homenagem

O Jornal Grande Bahia, na pessoa do diretor Carlos Augusto, presta esta homenagem a um brasileiro que deixa a marca do orgulho e satisfação de ter em vida desenvolvido um trabalho com dedicação e respeito. Trabalho reconhecido por criadores de gado em várias partes do mundo.

Joãozito Andrade, aos 91 anos, morre um dos mais destacados criadores do Gado Nelore no mundo.
Joãozito Andrade, aos 91 anos, morre um dos mais destacados criadores do Gado Nelore no mundo.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9741 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).