Ministério Público realiza operação contra abate e comércio de carne clandestina em Santo Estêvão

Três pessoas foram detidas e a carne de 50 bois abatidos ilegalmente foi apreendida até o momento em uma operação que o Ministério Público estadual realiza neste sábado, dia (04/06/2011), no município de Santo Estévão, na microrregião de Feira de Santana. Batizada de ‘Operacão Marchante’, a ação conta com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e inspeciona fazendas e o mercado municipal. A promotora de Justiça do município, Joana Philigret Baptista, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Consumidor (Ceacon), promotor de Justiça Roberto Gomes, conduzem a operação.

Segundo Joana Philigret, por dia são abatidos ilegalmente cerca de 120 bois em Santo Estêvão, município considerado um grande entreposto comercial da região. A carne proveniente deste abate é vendida em feiras livres da cidade e de municípios vizinhos. A promotora de Justiça informa, ainda, que desde 2008 foi iniciado em Santo Estévão um trabalho de conscientização popular sobre os malefícios do abate clandestino de animais e sobre o caráter criminal da comercialização de produto impróprio ao consumo, mas isso não foi suficiente para acabar com o abate clandestino, motivando a atuação repressiva.

O problema não acontece apenas em Santo Estêvão e, em razão disso, o Ceacon está mapeando todo o estado da Bahia para que novas operações como esta sejam realizadas em outros municípios, informa o promotor de Justiça Roberto Gomes.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]

Be the first to comment on "Ministério Público realiza operação contra abate e comércio de carne clandestina em Santo Estêvão"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*