Mauá promove exposição Santeiros da Bahia – Arte Popular e Devoção

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Instituto Mauá abrirá no dia 7 de junho de 2011, às 18h, a exposição ‘Santeiros da Bahia – Arte Popular e Devoção’, no Museu de Arte da Bahia (MAB). A mostra reúne aproximadamente 50 peças, que exploram a mística do catolicismo e do candomblé, retratando a vertente religiosa de diferentes regiões da Bahia como Barra, Cachoeira, Lençóis, Maragogipinho, Itabuna, Feira de Santana e Salvador.

Na ocasião, acontecerá o lançamento do livro homônimo, de Flávia Martins e Rogério Luz, contendo fotos, textos e entrevistas com 23 artesãos, que transitam entre a arte e a devoção em seus trabalhos.

A publicação, que inspirou a mostra, tem quatro capítulos – ‘O Barroco Revisitado’, enfocando os santos católicos, ‘Imagens do sincretismo’, sobre santos e orixás, ‘As Formas da Natureza’, abordando a produção artesanal da Chapada Diamantina, e ‘África: Sua Reinvenção’, dedicado à presença da cultura negra em Cachoeira.

A exposição continuará aberta à visitação pública até 30 de junho e todas as peças estarão à venda, com valores entre R$ 90 e R$ 3 mil. “A Bahia é um grande centro de santeiros desde a época da Colônia. Portanto é importante esse registro sobre os fazeres, que expressam a relação do homem com o sagrado nas suas diversas linguagens”, destacou a curadora da exposição e técnica do Instituto Mauá, Marlice Almeida.

*Com informação: Sérgio Jones

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]