Jornais menores estão mais propensos a cobrar por conteúdo online nos EUA, diz estudo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os jornais diários menores estão apostando mais na cobrança pelo conteúdo online do que as publicações maiores nos Estados Unidos, informou o Instituto de Jornalismo Reynold (RJI).

Uma pesquisa feita pelo Centro de Pesquisa Social Avançada da Escola de Jornalismo de Missouri, ligado ao RJI, constatou que 46% dos jornais diários americanos com circulação abaixo de 25 mil exemplares cobram de alguma forma pelo conteúdo online. Entre as publicações com circulação acima de 25 mil exemplares, o número é de 24%. Os pesquisadores fizeram 301 entrevistas com editores e analisaram amostras aleatórias dos 1.390 mil diários americanos.

Ultimamente, grandes empresas de mídia têm se questionado se vale ou não a pena cobrar pelo conteúdo online. A implantação de sistemas de cobrança (os chamados “paywalls”) foi bastante discutidadurante o 12º Simpósio Internacional de Jornalismo Online, organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas nos dias 1 e 2 de abril de 2011, pouco depois de o New York Times começar a cobrar pelo acesso a seu site.

Já os autores da pesquisa A História Até Agora: O que Sabemos sobre o Negócio do Jornalismo Digitalsugerem que a “melhor chance de avançar com os sistemas de cobrança é, provavelmente, por meio de dispositivos que as pessoas possam segurar em suas mãos”. O estudo, divulgado em maio, foi feito peloCentro Tow para o Jornalismo Digital, da Escola de Jornalismo de Columbia.

Mas o levantamento do RJI também constantou que os jornais menores ficam atrás dos maiores em relação à criação de aplicativos para dispositivos móveis. De acordo com a pesquisa, 21% deles ofereciam aplicativos para celulares, contra 62% das publicações com circulação mais alta. Apenas 9% ofereciam aplicativos para tablets, contra 39% dos jornais maiores.

*Com informação: Centro Knight | Por Ian Tennant/AP

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]