Inflação está sob controle, diz Delfim Netto

O economista e ex-Ministro da Fazenda Antônio Delfim Netto disse hoje (09/06/2011), em São Paulo, que o Brasil não corre o risco de perder o controle da inflação. Segundo Delfim, a inflação para este ano não passará de 6%. “Acho que vamos chegar ao final do ano com uma inflação de 5,5% ou 5,7%”.

“Sou um crente. Não se pode provar nada disso: nem que ele (governo) vá perder o controle, nem que ele vai ganhar o controle. O comportamento dele é óbvio, ele está agindo com todos os instrumentos que tem para trazer a inflação para a meta”, disse Delfim.

Para o economista, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de ajustar a taxa básica de juros (Selic) para 12,25% ao ano foi correta. “Os juros altos são simplesmente um processo de defesa. Os juros reais no Brasil são muito altos e os instrumentos que eles dispõem são esses: medidas macroprudenciais e juros”. Durante sua palestra, Delfim chamou os juros altos do Brasil de “escândalo”.

Segundo ele, o problema na economia do país é o da eficiência no setor público. “O que atrapalha o Brasil são os enormes gastos do governo”, criticou. “É, portanto, um problema de gestão. Isso é o que é o mais importante. A presidenta Dilma entendeu isso e vem insistindo na ideia de recuperar a gestão”.

Delfim também defendeu a ministra do Planejamento. “A ministra Miriam Belchior também é outro grande avanço. São profissionais, não tem ideologia nenhuma e, se tiveram no passado, isso morreu. Hoje estão em busca de eficácia”.

*Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]hia.com.br.