Ilhéus participa de debate sobre a criação de regiões metropolitanas

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Por iniciativa da Subcomissão de Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, presidida pela deputada Maria Del Carmen, comemorando os 10 anos do Estatuto das Cidades, foi realizado Seminário de Estudos sobre os Critérios para a Instituição de Regiões Metropolitanas, dentre as quais a proposta para a região Sul. Com a participação dos deputados Marcelino Galo, Cacá Leão, Carlos Geilson, Ivana Bastos, Graça Pimenta e Joseildo Ramos, foram proferidas duas palestras sobre o assunto, pelos técnicos Graça Torreão (Sedur) e Edgard Porto (SEI), seguido de discussão entre os participantes, dentre os quais o presidente do CREA-Ba, Jonas Dantas; presidente dos Sindicatos dos Engenheiros da Bahia, Ubiratan Felix; do presidente do Instituto de Arquitetos da Bahia, Daniel Colina, e representantes de vários segmentos sociais.

Dentre os municípios convidados, apenas o de Ilhéus participou, representado pelo Chefe de Gabinete, José Nazal Pacheco Soub, indicado pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, acompanhado por Guarani Valença Araripe, arquiteto/urbanista com larga experiência no assunto, responsável pelos estudos da área de implantação do futuro aeroporto de Ilhéus.

Para José Nazal, o encontro foi bastante importante uma vez que as discussões devem ter o aspecto técnico e jurídico, não somente se atendo aos limites territoriais, sendo necessária uma discussão com planejamento integrado entre os municípios superando os aspectos políticos. Durante o evento foram apresentados o marco regulatório para a criação das regiões metropolitanas, os projetos já analisados e, inclusive com duas opções para o Sul da Bahia, através da representante da Sedur, e também apresentadas informações sócio-econômicas e de logística com os pontos negativos e positivos através do representante da SEI.

Ao final do encontro, a Deputada Maria Del Carmem informou que será apresentada na Subcomissão de Desenvolvimento Urbano a proposta para que sejam realizadas audiências públicas nas regiões onde se pretende criar as regiões metropolitanas, citando as cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna, Jequié, Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Eunápolis.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111128 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]