Homenagem a Luiz Gonzaga | Luiz Argôlo lança o Transbaião, projeto ferroviário pioneiro na Bahia, viagem inaugural parte de Simões Filho

Luiz Argôlo.
Luiz Argôlo.

O deputado federal Luiz Argôlo (PP) lança de forma pioneira o Projeto Transbaião, homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, que estaria completando 100 anos em 13 de dezembro do próximo ano. O projeto consiste em retomar o transporte de passageiros na Bahia em ferrovias 29 anos depois da última viagem. O “Rei do Baião” só cruzava o Brasil do nordeste ao sul de trem porque morria de medo de avião. O trem vai percorrer as principais cidades do recôncavo baiano – 13 no total – numa viagem pelo tempo. Para se ter idéia do que isso representa, o último trem de passageiros a interligar municípios baianos se aposentou em 1982. De lá para cá restaram apenas os de carga e poucos.

A viagem inaugural acontece nesta terça-feira, dia 14 e parte de Simões Filho, por volta das 9,30 horas da manhã indo até Camaçari, primeira cidade a receber o Transbaião, num percurso de aproximadamente duas horas, cumprindo um dos trechos da viagem que tem um trajeto total de 272 km ligando São Felix a Entre Rios.

– Estou certo de que a realidade ferroviária do estado pode ser bem melhor e o Transbaião foi idealizado exatamente parta provocar essa reflexão. Ele tem como objetivo o turismo e o lúdico, mas também resgatar o transporte ferroviário de passageiros, através de um trem que agrega cultura, diversão e lazer – destaca o parlamentar.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.