Governo do Estado e Bahiagás lançam programa Gás Social

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida na Bahia vão passar a contar com a economia e modernidade do gás natural canalizado. O Governo do Estado, através da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás lança, na próxima segunda-feira (13/06), às 14h, na Governadoria, o Programa Gás Social, que ainda este ano deve atender a 2.800 residências. Através do programa, a Bahiagás democratiza, para a população baiana, o acesso a um energético mais seguro, mais limpo e muito mais barato – uma economia de até 30% em relação ao preço do GLP.

Durante o evento, a Companhia vai assinar um convênio com a Caixa Econômica Federal para garantir a implantação da infraestrutura e o fornecimento nos empreendimentos financiados pela instituição, principalmente aquelas dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. Será assinada também uma Carta de Intenção de Fornecimento com construtoras responsáveis pela construção de imóveis do programa habitacional do Governo Federal na Bahia.

As vantagens do gás natural estarão em toda a rede pública estadual de saúde

Com economia e vantagens comprovadas, o gás natural se tornou o energético ideal para os hospitais. Depois dos resultados obtidos pela parceria da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, com a Sesab, no Hospital Geral do Estado (HGE), o Hospital Geral de Camaçari (HGC) foi o segundo da rede estadual a adotar o gás natural. E já há planos para que muitas outras unidades passem a operar com o energético, como revelou hoje pela manhã o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, durante a solenidade de início de fornecimento para o HGC, acompanhado pelos diretores da Bahiagás, o presidente Davidson Magalhães e o técnico e comercial, Eduardo Barretto.
Para Magalhães, o fornecimento para hospitais mostra o compromisso social da empresa. “O foco da companhia sempre foi o setor industrial, mas estamos buscando quebrar esse paradigma de só ir para onde há lucro e estamos buscando oferecer a economia do gás natural aos setores onde ela tenha também importância social”, ressalta.

O secretário Jorge Solla, afirmou que já há a intenção de se firmar uma parceria com a Bahiagás para que o fornecimento se estenda a toda rede pública de hospitais. Ele adiantou que o projeto para o abastecimento do Hospital Roberto Santos já está em andamento e que, o complexo de hospitais de Feira de Santana, que inclui o Hospital da Criança e o Clériston Andrade, também deve adotar o GN em breve. “O gás natural proporciona uma economia significativa, o que para a área de saúde é indispensável”, destaca Solla.

No HGC, a economia mensal proporcionada pelo novo energético é de 40%. O GN está sendo utilizado na lavanderia, no refeitório e lactário. A diretora do hospital, Dorilda Vasconcelos, destacou que além dos ganhos econômicos e ambientais, a mudança garantiu o espaço necessário para a unidade instalar uma central de reciclagem. “O GN é muito mais moderno e prático. Com ele, eliminamos a necessidade de troca de botijões além de reduzir o custo de manutenção dos equipamentos da lavanderia, já que este é um combustível menos corrosivo”, acrescenta.

Fundado em 1988, o HGC presta atendimento de urgência e emergência. A unidade conta com 155 leitos de internamento e mais oito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dispondo também de atendimento ambulatorial em diversas especialidades. A unidade é referência para o Polo Industrial e Automotivo de Camaçari além de atender a 24 municípios do entorno.

HGE – O Hospital Geral do Estado (HGE) foi o primeiro da rede pública na Bahia a utilizar o energético. Desde fevereiro de 2010 a Bahiagás abastece a lavanderia e os refeitórios da unidade, que obteve uma economia anual de aproximadamente R$ 380 mil, além de ganhos ambientais com a eliminação da fumaça e fuligem originados pela queima do óleo.

O secretário municipal de Administração, Ademar Delgado, representou o prefeito do município, Luiz Caetano, no evento. Também estiveram presentes o deputado estadual, Bira Côroa, o presidente da Câmara de Vereadores, José de Elísio, o secretário Municipal da Saúde, Camilo Pinto e o superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia da Sesab, Alfredo Boa Sorte.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113894 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]