Feira ganha núcleo da TV Record e equipamento será instalado até início de agosto. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Escola adere ao Mais Educação.

Escola adere ao Mais Educação.

De acordo com o diretor, a instalação da emissora no município se dará em três etapas. Inicialmente, será implantado o núcleo de jornalismo, juntamente com o setor comercial.  A etapa seguinte será a instalação das antenas para melhorar a qualidade do sinal e, por último, os equipamentos para transmissões ao vivo.

A perspectiva é que Feira de Santana esteja totalmente inserida no jornalismo da Record até o final do ano. “Nossa ideia é criar uma identidade com o Município e para isso vamos absorver mão de obra local”, anuncia Luiz Cerqueira. Ele destaca ainda que esse investimento faz parte do projeto de expansão da rede Record no interior do estado.

Para o secretário Fabrício Almeida, a iniciativa é o reconhecimento ao potencial de Feira de Santana e impulsionará o mercado de trabalho, além de estimular a competitividade no segmento. “O Município só tem a ganhar com a chegada da TV Record”, resume.

Escola adere ao Mais Educação

São contemplados pelo programa 3.478 alunos da rede municipal

Mais uma escola da rede municipal de ensino aderiu ao programa Mais Educação no primeiro semestre de 2011. Trata-se da Escola Municipal Valdemira Alves de Brito, localizada no Sítio Matias. Com a inclusão do programa na unidade, mais 150 estudantes serão beneficiados. Até o momento, 18 instituições já funcionam com a educação em tempo integral contemplando 3.478 alunos de Feira de Santana.

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Mais Educação propõe a implantação da educação em tempo integral, com a permanência dos estudantes por sete horas diárias no ambiente escolar, realizando atividades extras e recebendo alimentação.

A coordenadora local do programa, Vera Lúcia Bastos, explica que o MEC seleciona as escolas de acordo com o desenvolvimento educacional do aluno. “A partir da realidade de cada escola e localização é que são feitas as escolhas das atividades que serão desenvolvidas. As unidades que fazem parte do programa são as que o MEC considerou baixo o desenvolvimento dos alunos. Muitos deles já apresentam melhoramento no aprendizado”, esclarece.

As atividades optativas incluídas no Mais Educação estão agrupadas em macrocampos, a exemplo de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação científica e educação econômica. Cada instituição de ensino opta por trabalhar com até cinco macrocampos.

Os recursos para o desenvolvimento das atividades são repassados pelo MEC, através do Fundo Nacional Educacional (FNDE) diretamente para a unidade de ensino, para o pagamento de monitores e aquisição de materiais. “Os monitores têm papel fundamental para o acompanhamento e desenvolvimento das atividades junto às escolas”, pontua a coordenadora.

Meio Ambiente combate poluição visual

Quem infringir a lei está sujeito a multa de cinco mil reais

A colagem, pintura ou colocação de cartazes com propaganda de qualquer natureza, sem o devido licenciamento do Poder Público, e que venha a sujar ruas, postes e muros é proibida em Feira de Santana. Para combater a poluição visual, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmam) tem intensificado a fiscalização. Os fiscais do órgão têm percorrido todas as ruas e avenidas da cidade para retirar os materiais afixados em locais impróprios.

Conforme o projeto de lei 33/2011, aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, quem infringir a proibição estará sujeito a multa de R$ 5.000,00, sendo que em caso de reincidência o valor poderá ser dobrado. Quando não for possível a identificação do autor da propaganda ilegal, a penalidade passa a ser sobre o responsável pela linha telefônica que conste no material publicitário.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho, diversas ações são desencadeadas para punir com mais rigorosidade o poluidor ambiental.  “Contamos com a participação da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. O objetivo é prender em flagrante os responsáveis pela poluição visual do nosso município e encaminhá-los para que seja aberto um inquérito policial”, afirma.

Ele ainda informa que 90 % da poluição visual são provocadas por cartomantes e videntes da cidade. “Já tentamos punir com mais rigorosidade, porém as cartomantes usam pseudônimos e divulgam endereços que não existem, o que dificulta a identificação do responsável”, revela.

O secretário também alerta que as pessoas não devem jogar no chão os panfletos que recebem. “Os panfletos devem ser levados para as casas ou jogados nas latas de lixo. É importante que haja uma conscientização da população, para que a nossa cidade se mantenha sempre limpa e organizada”, observa.

Rotary homenageia prefeito

Conferência Distrital reúne centenas de rotarianos

O Governador do Distrito 4390 do Rotary International, Hugo Dórea, entregou ao prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, um troféu em reconhecimento ao apoio do Município à realização da XIX Conferência Distrital – Conferência da Unidade, iniciada na noite desta quinta-feira (09) no Centro de Cultura Amélio Amorim.

A Conferência, que acontece até este sábado (12), reúne centenas de rotarianos de diversos estados, como Sergipe, Alagoas, Fortaleza, dentre outros, além, da participação de autoridades rotárias de várias partes do país e a presença do representante pessoal do presidente de Rotary International, Mário de Oliveira Antonino.

Segundo Hugo Dórea, o apoio financeiro dado pelo Município foi de fundamental importância para realização do evento. “Este troféu é a expressão do reconhecimento e da gratidão ao apoio dado pelo governo de Feira de Santana para a concretização deste projeto. Esta é uma demonstração do compromisso do poder público com as causas sociais”, declarou o Governador do Distrito 4390.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância das ações desenvolvidas pelos rotarianos  com o propósito de propiciar melhores condições de vida a famílias carentes. “Na sociedade em que vivemos onde ainda sobrevive a desigualdade social é satisfatório receber homens de boa vontade, envolvidos na causa e compromisso de levar esperança e melhores condições de vida para pessoas em situação de risco e vulnerabilidade”, reconheceu.

O evento contou, ainda, com a presença da primeira dama e deputada estadual, Graça Pimenta; secretários municipais Carlos Britto, de Planejamento; Flailton Frankles, de Transportes e Trânsito e José Raimundo Pereira de Azevedo, de Educação.

Comércio de animais através da internet

Suporte importante à produção de animas em Feira de Santana

Os criadores de animais de Feira de Santana passaram a dispor de uma importante ferramenta na compra e venda de animais. Foi lançado no mês de abril o portal eletrônico Comércio Brasil de Animais. A página virtual www.comerciodeanimais.com.br é destinada a compra e venda de bovino, caprino, suíno, eqüino, eqüídeos, azininos, moares, peixes e aves silvestres que têm autorização do Ibama  (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O portal foi criado em Feira de Santana. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, o site é muito interessante, pois é uma ferramenta de exposição contínua de animais à venda. “Já tivemos reuniões com os administradores para divulgar aos criadores do nosso município que se mobilizem em produzir. Através desse site, a venda dos produtos vai ser facilitada”, considera.

No que se refere à economia do município, o secretário afirma que o portal vai oferecer um suporte importante, principalmente à produção de animas em Feira de Santana. “Esse tipo de comércio motiva o criador a produzir mais e aumenta a geração de empregos”, pontua, acrescentando que “a Secretaria Municipal de Agricultura vai dar todo apoio para que o empreendimento dê certo”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]