Ex-presidente brasileiro critica mídia em encontro com blogueiros

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Na abertura do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado nos dias 17, 18 e 19 de junho em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a atuação da imprensa e agradeceu aos blogueiros pelo apoio durante a campanha eleitoral que elegeu a presidente Dilma Rousseff, informou a Agência Estado.

Lula disse considerar o comportamento da mídia, especialmente na América Latina, “quase lamentável”, mas exaltou a importância dos blogs independentes para a democracia. “Vocês evitaram que a sociedade brasileira fosse manipulada como durante muito tempo foi. Vocês evitaram que os chamados falsos formadores de opinião pública que, às vezes, não convencem nem quem está em casa assistindo, ditassem regras”, afirmou, citado pelo Terra.

O ex-presidente também defendeu avanços na regulamentação do plano nacional de banda larga, que procura ampliar o serviço em todo o país, e no marco regulatório da comunicação.

Em referência ao debate sobre a instituição do marco regulatório, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou quea imprensa precisa saber “ouvir críticas” e recebeu o apoio dos blogueiros presentes. Ele negou que o governo imponha qualquer tipo de censura aos meios de comunicação, de acordo com a Agência Estado. “Não partiria de nós esse tipo de proposta. Lutamos para resgatar a democracia do país”.

O jurista Fábio Konder Comparato também se posicionou a favor da regulamentação e citou o estudo da Unesco sobre o ambiente regulatório para radiodifusão no Brasil para lembrar a forte concentração da mídia no país, informou o Blog Vi o mundo.

O evento reuniu cerca de 400 blogueiros que apoiaram o governo Lula e a eleição de Dilma Rousseff e representantes de movimentos sociais e do poder público. Como resultado do encontro, foi divulgada umacarta aberta que reafirma as principais bandeiras dos presentes, entre elas a democratização dos meios de comunicação, um novo marco regulatório no setor e a difusão da internet banda larga no país.

*Com informação: Knight Center | Por Natalia Mazotte

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]