Estado e Sociedade participam do primeiro Fórum de Segurança Pública na Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Fórum Estadual de Segurança Pública foi iniciado nesta segunda-feira (13/06/2011) no Hotel Pestana, em Salvador. A ação se constitui numa instância da participação da sociedade na avaliação do Pacto pela Vida, contribuindo para o planejamento de iniciativas no sentido de formular proposições. A ideia é de que a sociedade, em cada campo de atuação, desenvolva ações vinculadas ao programa a partir de suas experiências.

A apresentação do programa foi feita pelo secretário de Comunicação, Robinson Almeida, que demonstrou que 80% dos crimes violentos ocorrem em 20 municípios, sendo que um terço deles são cometidos na capital, onde seis regiões são responsáveis por dois terços dos homicídios registrados. “Não é apenas um programa de governo, mas de Estado, por isso estão sendo convidados a participar a sociedade, os poderes Legislativo e Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, entre outros”.

Segundo o secretário, o governador Jaques Wagner coordena o programa e já se reúne mensalmente com toda a equipe do comitê gestor para cobrar resultados. O foco é na prevenção por meio de ações sociais planejadas para áreas consideradas críticas, com o objetivo de reafirmar direitos e dar acessos a serviços públicos.

Modelo de Gestão

Almeida disse que o modelo de gestão vai atuar com a avaliação permanente das metas a partir de dois novos indicadores de criminalidade, o ‘Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI)’, que registra homicídios dolosos e roubos seguidos de morte, e o ‘Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP)’, que registra crimes violentos contra o patrimônio – ônibus, transeuntes e residências, por exemplo.

O secretário também disse que foram criadas 60 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) em todo o estado. Essas áreas representam segmentos urbanos formados por municípios ou distritos, integrando polícias civil e militar. Em Salvador serão 21 AISP’s.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]