Embaixadora da União Europeia diz que apoio ao Brasil para Conselho de Segurança da ONU está indefinido

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

São Paulo – A embaixadora da União Europeia no país, Ana Paula Zacarias, disse hoje (07/06/2011), em São Paulo, que o bloco defende mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), mas ainda não tem posição definida sobre a pretensão do Brasil de integrá-lo de forma permanente.

“O Brasil é um candidato certamente muito forte. Embora a União Europeia não tenha uma posição definida, considera que o Brasil é um bom candidato, uma vez que tem um histórico de apoio aos direitos humanos, aos valores do multilateralismo e da democracia. Mas compete a cada um dos Estados-Membros da União [Europeia] tomar sua decisão sobre essa candidatura”.

Ana Paula disse também que a parceria bilateral entre o bloco econômico e o Brasil pode ser ampliada não somente em sua relação comercial, mas também em assuntos envolvendo economia verde, segurança alimentar e energética e migrações.

“A União Europeia tem com o Brasil uma relação de parceria estratégica, que foi aprovada em 2007 e segue o seu caminho. Esta parceria estratégica vai muito além de apenas as questões comerciais, desenvolvendo-se também a nível político e do diálogo. Dentro do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), dos grandes países emergentes, é certo que o Brasil é um dos que está mais próximo da União Europeia”, disse a embaixadora, após reunir-se a portas fechadas com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.

Integram o Conselho de Segurança da ONU de forma permanente os Estados Unidos, a Rússia, China, França e o Reino Unido. Além destes, dez países, em sistema de rodízio, fazem parte do organismo.

*Com informação: Elaine Patricia Cruz Repórter da Agência Brasil

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115056 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.