Em Salvador, curso abordará 200 anos de poesia na Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O curso oficina será ministrado pelo poeta Douglas de Almeida e passará pelo Barroco, Simbolismo, Parnasianismo e Modernismo na Bahia

A Fundação Pedro Calmon/SecultBA, através da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, oferecerá a partir do dia 06 de junho de 2011, o curso-oficina “200 Anos de Poesia”, ministrada pelo poeta Douglas de Almeida. As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas pelo e-mail: [email protected] ou pessoalmente no Núcleo Biblioteca Viva (3º andar da Biblioteca, no bairro dos Barris), das 9h às 17h. Aulas terão duração de três meses (junho, julho e agosto de 2011) e acontecerão as segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h. Mais informações: (71) 3117-6079.

O curso tem como objetivo estudar e exercitar as diversas formas de interpretar cenicamente um poema, além de traçar a poesia baiana de 1811 até os dias atuais – a vida e obra dos mais importantes escritores da época e suas escolas literárias. Ao final, será apresentado um recital com os alunos. O curso é destinado a escritores, poetas, cordelistas, artistas e demais interessados na arte de recitar poemas. “A poesia baiana será abordada no contexto dos séculos XIX, XX e XXI, mais precisamente de 1811 a 2011, retratando o mesmo período de vida da Biblioteca Pública do Estado da Bahia”, destaca Douglas de Almeida.

O poeta Douglas de Almeida, 55 anos, arte-educador e diretor da Biblioteca Prometeu Itinerante, especializada em literatura baiana contemporânea, iniciou sua trajetória literária em 1981 quando publicou a revista Tá tudo aí com textos de poetas baianos, pernambucanos, cariocas e paulistas. Tem publicados ensaios literários em jornais e revistas no Brasil, na Argentina e na Colômbia. Tem uma vasta experiência na arte de interpretar poemas e dirigir poetas e atrizes em recitais de poemas e espetáculos poético-teatrais, a exemplo de A Musa e a Lira, espetáculo com poesia feminina e Do barroco ao moderno. Seu espetáculo mais recente é Flores de Florbela, com oito atrizes interpretando 26 sonetos da poetisa portuguesa Florbela Espanca.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]