Em Feira de Santana, o São Pedro de Humilhes será monitorado por 18 câmeras durante os três dias de festa

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Todo o circuito da festa do São Pedro de Humildes será monitorado por 18 câmeras. A Central de Monitoramento, instalada na Escola Padre Henrique Alves, foi conhecida pelo prefeito Tarcízio Pimenta e pelo coronel Hélio Alves Gondim, do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), durante a apresentação do plano de segurança, na manhã desta quarta-feira (29).

As câmeras do Programa Feira Cidade Digital estão sendo instaladas em pontos estratégicos na praça principal do distrito. O prefeito Tarcízio Pimenta observa que o esquema de segurança visa facilitar a ação da polícia. “Todo o circuito será monitorado e nada deverá escapar das câmeras”, aponta.

O comandante do CPRL garantiu que o policiamento será reforçado nos três dias de festa. “Pela primeira vez estamos trazendo para o São Pedro de Humildes a Tropa de Choque. Também teremos aqui o efetivo do batalhão, a cavalaria, o Pelotão Tático Móvel e vamos trabalhar para que este seja o melhor São Pedro de todos os tempos”, salientou Gondim.

O coronel observou ainda que serão feitas revistas com detector de metais em todas as entradas para o circuito da festa. “Vamos intensificar as abordagens nos locais de acesso para evitar a entrada de armas de fogo e armas brancas na festa”, pontuou.

A Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) também atuará na festa com o efetivo da Guarda Civil Municipal. “Vamos trabalhar incansavelmente para garantir a segurança das pessoas. Montamos um plano de ação com o efetivo da Guarda Civil Municipal tendo como suporte a Central de Monitoramento”, destacou o secretário Mizael Freitas.

Programação de férias no Parque do Saber

O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo está com uma programação de férias durante o período dos festejos juninos, que segue até o dia 1º de julho. A criançada pode assistir ao filme “Galileu Galilei” nesta quarta-feira (29) a partir das 16 horas. Os filmes exibidos são voltados para o público infantil, através de sessão pública com entrada franca e censura livre.
O planetário deu início à programação especial na terça-feira (28) com a exibição do filme “ABC das Estrelas”. O filme “Kaluoka Hina” será exibido nesta quinta-feira (30). A película aborda a vida marinha e sua relação com o ecossistema, instruindo a todos de forma lúdica. Já o filme “O Aniversário de Pingo” será exibido na próxima sexta-feira (1).

No sábado dia 2 de julho, feriado da Independência da Bahia, o planetário não estará aberto ao público em virtude do Congresso de Cirurgia Plástica. No domingo (3) o planetário funcionará normalmente com a exibição do filme “ABC das Estrelas”, a partir das 17 horas. O Museu Parque do Saber fica localizado na rua Tupinambás, nº 275. Bairro São João.

Quadra poliesportiva no Jardim Acácia

A população do bairro Jardim Acácia será contemplada com mais um importante equipamento público: a primeira quadra poliesportiva da localidade. A praça esportiva será construída na rua Tafarel, ao lado da Creche Professor Eduardo Miranda, que já está em fase de conclusão. O início das obras foi autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta quarta-feira (29).

A área situada entre as ruas Tafarel, Shalon e Estrela da Manhã também será contemplada futuramente com uma praça do PAC 2, projeto já aprovado pelo Governo Federal. A praça esportiva é oriunda de recursos destinados a partir de uma emenda parlamentar e está orçada em R$ 164 mil. O serviço está sendo executado pela empresa T & F Construções e Empreendimento e deverá ser concluído em 90 dias.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou os investimentos que o Governo Municipal vem fazendo nesta região da cidade. “Além do início de mais uma obra a contemplar esse complexo de realizações que esta localidade vem ganhando nos últimos anos, vamos pavimentar as ruas adjacentes, melhorando a qualidade de vida da comunidade”, salientou.

Tarcízio Pimenta observou ainda a importância do equipamento para a população local. “Será um espaço para o lazer e que irá proporcionar aos jovens e adultos atividades físicas”, frisou o prefeito. A quadra poliesportiva será destinada a prática de voleibol, basquete, handebol e futsal.

O equipamento terá alambrados, cobertura de náilon e quatro torres de iluminação, totalizando 12 refletores. A quadra terá medidas oficiais, ocupando de uma área de 540 metros quadrados. O início das obras foi acompanhado por moradores da localidade.

Divulgado resultado da eleição de diretores

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) divulgou o resultado da eleição dos novos gestores das unidades de ensino, na manhã desta quarta-feira (29). Foram eleitos 58 diretores e 54 vice-diretores na sede. Já nos distritos, 35 professores assumem a função de diretor e 36 de vice-diretor.

A posse será realizada no dia 15 de julho, no Centro de Cultura Maestro Miro, bairro Muchila I, a partir das 15 horas. Para a chefe de Divisão de Organização Escolar do Município, Sônia Nogueira, a eleição transcorreu normalmente com poucas irregularidades.

“Tudo foi bem organizado, o que facilitou a apuração dos votos. Uma nova eleição será realizada em cincos escolas que apresentaram problemas durante o pleito, sendo que três estão localizadas na sede e duas nos distritos. Algumas irregularidades diagnosticadas foram com a lista de eleitores e cédulas”, explica.

As escolas que vão participar da nova eleição devem se dirigir ao Departamento de Divisão de Organização Escolar na Seduc para dar início ao novo processo, que será realizado no dia 8 de julho. O pleito foi realizado no dia 20 de junho.

Pavimentação de ruas na sede e distritos

A Prefeitura de Feira de Santana abriu novos processos licitatórios para contratação de empresas para execução de obras do pacote lançado pelo Governo Municipal no último dia 8 de junho.

Estão sendo licitadas obras de pavimentação em paralelepípedos das ruas Piratuba e João Filho no bairro Campo Limpo; ruas VP1, VP2, VP3, VP7, VP9 e VP12 no bairro Viveiros; rua Canto da Paz no distrito de Humildes; 2ª Travessa El Salvador no bairro 35º BI e ruas dos bairros Conceição e Pampalona.

O Município irá contratar, ainda, empresas de engenharia para serviços de pavimentação na estrada que liga o povoado do Rio do Peixe a Jaguara, no trecho da rua principal do Rio do Peixe e para colocação de alambrado no campo de futebol no bairro Brasília.

Os editais estão disponíveis no Departamento de Licitações e Contratos, na avenida Sampaio, 344, Centro, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Mais informações através do telefone (75) 3602-8345.

Seminário das Regiões Administrativas de Feira

Representantes das cinco unidades administrativas, que congregam mais de dez bairros de Feira de Santana, estarão reunidos no I Seminário das Regiões Administrativas, na próxima segunda-feira (4) a partir das 8 horas. O encontro será realizado no Feira Palace Hotel e contará com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta e secretários municipais.

Segundo o secretário municipal de Governo, Celso Pereira, o principal objetivo do seminário é reunir os agentes que atuam nesses bairros para expor os problemas existentes em cada localidade.

“Vamos discutir e propor novas idéias juntamente com os representantes de cada secretaria da atual gestão. Cada região administrativa possui um chefe de divisão, um encarregado de serviços públicos, um encarregado de ações comunitárias e mais dez agentes de administração que dão suporte para a administração municipal”, explica.

Celso Pereira ressalta que o seminário comprova a preocupação do Governo Municipal em atender os anseios da comunidade feirense. “Todas as questões presentes no dia a dia da comunidade como transporte público, coleta de lixo, operação tapa buraco, dentre outras, serão debatidas para que juntos encontremos as soluções necessárias”, assegura.

Piscina semi-olímpica em ritmo acelerado

As obras de construção da primeira piscina semi-olímpica do Município de Feira de Santana, instalada no Complexo Municipal Poliesportivo Oyama Pinto, estão em ritmo acelerado. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos antes do prazo previsto.

Os operários concluíram, no início desta semana, a colocação do concreto no piso e deram início à instalação de painéis nas laterais do equipamento para finalização do trabalho de concretagem. Os serviços de assentamento do revestimento cerâmico terá início nos próximos dias.

O equipamento, com 12,5×25 metros, está sendo construído através de parceria entre o Governo Municipal e o Ministério dos Esportes, e conta com investimentos na ordem de R$ 174.733.47. As obras são executadas pela VL Construções e Serviços Ltda.

Mais de 26 mil crianças vacinadas

Mais de 26 mil crianças já foram vacinadas contra a paralisia infantil (poliomielite) e sarampo em Feira de Santana. Nas duas primeiras semanas de campanha, 26.881 crianças menores de cinco anos receberam a dose contra a pólio, número que representa 63,81% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde – 42.127 crianças.

Contra o sarampo, caxumba e rubéola, imunização garantida através da vacina tríplice viral, receberam a dose 26.089 crianças maiores de um ano e menores de sete, total que representa cobertura de 51,65% da meta, que é vacinar 50.514.

Embora a campanha de vacinação esteja apresentando um resultado positivo em apenas duas semanas de iniciada (13 de junho), a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), Janice Estrela, observa que o período de festejos juninos e recesso escolar impedem que a cobertura seja ainda mais expressiva.

“Muitas famílias aproveitam essa temporada para viajar. Esperamos que as crianças sejam vacinadas na cidade escolhida como destino para o período ou, caso isso não ocorra, que sejam imunizadas no retorno para Feira de Santana. Os pais devem levar em consideração que a depender da gravidade, a paralisia infantil pode levar à morte”, alerta.

Segundo Janice Estrela, a vacinação continua nos 83 postos do Programa de Saúde da Família (USF) e nas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) até o dia 22 de julho. Ela chama a atenção para importância das crianças receberem a segunda dose da vacina contra a pólio.

“Os pais deverão retornar com seus filhos aos postos de vacinação a partir do dia 13 de agosto, para reforçar a imunização com a segunda dose. Contra o sarampo, a imunização é garantida com dose única

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114891 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.