

Nesta segunda-feira (27/06/2011), em discurso na Câmara Federal, o deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA), homenageou a memória do ex-ministro da Educação, Paulo Renato Costa Souza (Paulo Renato Souza), que faleceu no último sábado, dia 25, aos 65 anos, após sofrer um infarto fulminante na cidade de São Roque, interior de São Paulo. “A morte de Paulo Renato chocou a todos que o conheceram e deixou-me profundamente consternado, visto tratar-se de um dileto amigo, cuja convivência mais assídua nessa Casa na última Legislatura aumentou minha admiração pelo homem público de caráter ilibado que amava profundamente o Brasil e seu povo”, afirmou o parlamentar baiano.
Jutahy Júnior lembrou que “os que tiveram o privilégio de conviver e debater com o político Paulo Renato admiravam sua inteligência, sua integridade de propósitos e sua maneira polida de calar e ouvir seus interlocutores. Nos debates e intervenções, muitas vezes, seus oponentes, acabavam por aquiescer quando Paulo afirmava que a solução de todos os problemas do Brasil passava pela Educação”, salientou.
O parlamentar tucano também falou da trajetória de Paulo Renato Souza como Ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso – entre 1995 e 2002 –, Deputado Federal e Secretário de Educação do Estado de São Paulo no governo José Serra – entre 2009 e 2010 – e no governo Franco Montoro – entre 1984 e 1986.
Dentre as suas maiores realizações à frente do ministério da Educação, Jutahy Júnior destacou o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB e a universalização do Bolsa Escola, beneficiando milhões de famílias.
“Rogo a Deus que conforte os corações dos filhos e netos de Paulo Renato, pela dolorosa perda, assim como a de seus amigos”, concluiu.