Diretor da Microsoft e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia em Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O diretor de Educação da Microsoft Brasil, Emílio Munaro, e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Paulo Câmera, estarão em Feira de Santana nesta sexta-feira (03/06/2011) para inaugurar, juntamente com o prefeito Tarcízio Pimenta, o Centro Digital Municipal Drance Mattos de Amorim, situado na rua Deraldo Alves Costa, no bairro Baraúnas.

A solenidade será realizada às 14 horas e contará, ainda, com a presença de autoridades e estudantes de escolas municipais. O Centro Digital conta com duas salas de 50 metros quadrados, com 40 computadores. Funcionará nos três turnos, oferecendo cursos básicos de informática, além do acesso à internet para pessoas de baixo poder aquisitivo.

O representante da Microsoft, Emílio Munaro, atua há 18 anos na área de Tecnologia da Informação. Em seu currículo constam passagens por grandes empresas do ramo como a McAfee, Internet Security Systems Brasil e IBM.

Como diretor de Educação da Microsoft Brasil, Munaro executa ações direcionadas a aumentar os esforços da Microsoft Brasil na área de educação pública e privada, apoiando as ações de cidadania por meio de alianças e iniciativas conjuntas.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares, Cezar Orrico, a experiência do Centro Digital será apresentado para outros estados e países onde a Microsoft atua.

“O Centro Digital foi projetado para ministrar aulas através do plano pedagógico implantado pela Microsoft. A presença do diretor de Educação da Microsoft Brasil representa a parceria entre a empresa e o Município na implantação desse projeto que faz parte das ações do Programa Feira Cidade Digital, e que consequentemente será internacionalizado”, ressalta Orrico.

Ainda segundo Orrico, dentro em breve o Estado firmará convênio com o Governo Municipal para desenvolvimento de projetos da área de Ciência e Tecnologia. “O secretário Estadual Paulo Câmera vem conhecer mais esta experiência do programa de inclusão social executado no município de Feira de Santana. Acredito que esta seja uma forma de demonstração de interesse do Estado em firmar parcerias”, finaliza.

Educação ambiental na Antônio Elói da Costa

As ações educativas visando a preservação do meio ambiente foram levadas para a Escola Municipal Antonio Elói da Costa, no bairro Baraúnas. As ações fazem parte do projeto Guardiões do Meio Ambiente promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) durante todo o ano letivo na rede municipal de ensino.

De acordo com a geógrafa Mara Almeida, o objetivo do trabalho é reforçar conteúdos que possibilitem aos alunos ampliar o conhecimento sobre temas como sustentabilidade ambiental e preservação. “Trabalhamos com informações sobre resíduos sólidos, a importância da reciclagem e coleta seletiva”, destacou a monitora do projeto.

A atividade desenvolvida faz parte ainda das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Conforme Mara Almeida, o projeto é de extrema importância, pois incentiva as crianças a não jogar lixo no chão, preservar os seres vivos e o planeta em geral.

Segundo Maídia Alves Lima, diretora da escola, a parceria com a Semmam é extremamente oportuna e complementa o trabalho feito já na escola. “Já conseguimos implantar aqui a coleta seletiva”, destaca.

Para a aluna Raiane dos Santos, aluna do 5º ano, aprender a cuidar do planeta é muito importante. “Não podemos jogar lixo na rua senão a gente polui o meio ambiente”, diz. Paula Rafaela Sales também aluna do 5º ano já aprendeu a lição. “A natureza é linda e se a gente não cuidar ela morre”, ressalta.

*Com informação: Sérgio Jones

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111141 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]