Deputado federal Emiliano José afirma que regulação da mídia não significa censura, e sim democratização

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Em palestra no Encontro de Blogueiros Progressistas da Bahia, no sábado (11/06/2011), no Hotel Fiesta, em Salvador, o jornalista, deputado federal e integrante da Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação, Emiliano José (PT-BA), disse que, quando se fala em Regulação da mídia, não significa censura, e sim democratização.

“O que queremos é que todas as vozes sejam ouvidas, que todos tenham o direito a informar. A comunicação não pode ficar na mão de poucas famílias no Brasil, que controlam a informação. O Encontro de Blogueiros é parte desta luta”, acentuou.

Emiliano destacou o papel da internet para a ampliação do acesso à informação. “A internet é um fenômeno que atinge pessoas de todo o mundo, que possibilita a democracia mundial. É difícil de ser regulada, controlada. É um meio que não tem dono. É um território de uso comum, dos comuns. É a possibilidade de se fazer uma comunicação não unilateral, como estávamos acostumados”.

O jornalista disse ainda que, hoje, o mundo está na palma da mão, na tela de um celular. “Não existe mais furo de reportagem, isso acabou. Tudo é em tampo real, estamos no começo de uma nova era. O jornalismo sofreu mudanças estruturais no modo de ser feito. Há um crescimento do universo dos blogueiros, das redes sociais. Estamos no começo de uma luta mundial, a luta pela democracia da informação”.

Outras palestras

O Encontro aconteceu nos dia 11 e 12/6 e contou também com as palestras do jornalista Paulo Henrique Amorim; do Secretário de Comunicação Social da Bahia, Robinson Almeida; do jornalista Altamiro Borges, do Instituto de Mídia Barão de Itararé (SP); do professor de Comunicação da PUC/RJ, Marcos Dantas; do professor da Universidade Federal da Bahia (BA) Penildon Silva Filho; do gestor de Projetos da Colivre, Vicente Aguiar (BA); dentre outros profissionais da área.

Participaram do evento blogueiros, tuiteiros, produtores de conteúdo para a internet e militantes pela democratização da mídia de toda Bahia. Na oportunidade, foram discutidas também sobre a Associação de Blogueiros e a participação da Bahia no 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que acontece entre os dias 17 e 19 de junho, em Brasília.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111224 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]