Feira de Santana: Deputado estadual Zé Neto promove 15º Forró da Luta

Deputado José Cerqueira Neto (Zé Neto) promove 15º Forró da Luta.Deputado José Cerqueira Neto (Zé Neto) promove 15º Forró da Luta.

O mandato do deputado estadual Zé Neto, líder do Governo e da Maioria na Assembleia Legislativa da Bahia, realiza no próximo sábado, 02 de julho de 2011, o 15º Forró da Luta. A festa será animada por sanfoneiros, forrozeiros locais e pela Quadrilha Corró Corró. “Nosso forró, além de ser uma festa da comunidade de Tanquinho, é um momento singular para reencontrar os amigos”, explica Zé Neto. O Forró da Luta será realizado na chácara do deputado Zé Neto, em Feira de Santana, a partir das 20 horas.

São João pé na estrada: Zé Neto participa dos festejos juninos em 10 cidades baianas. O líder do governo parabenizou os prefeitos pelo resgate da cultura nordestina

O deputado estadual Zé Neto, líder do Governo e da Maioria na Assembleia Legislativa da Bahia, participou, entre os dias 18 e 26 de junho, do São João, considerada a festa preferida dos baianos, em 10 cidades do interior.

O líder do governo passou pelos municípios de Santa Bárbara, Santo Estevão, Conceição da Feira, Tanquinho, Berimbau, Amélia Rodrigues, Nova Redenção, Macajuba, Lençóis, além do distrito de São José, em Feira de Santana.

Zé Neto ressaltou o período difícil em que o Estado e municípios estão passando motivados pelos ajustes fiscais, para o controle da inflação, determinados pela presidente Dilma Rousseff e parabenizou os prefeitos pela realização da grande festa junina.

“Com extrema coragem, organização e condição administrativa, as prefeituras fazem com que o São João, que já é tradição em nossa região, aconteça com um brilho extraordinário. A comemoração de São João não se trata apenas de diversão, é um espaço de alegria, motivação cultural e econômica para as cidades”, avalia Zé Neto.

Santa Bárbara

As comemorações juninas no município de Santa Bárbara começaram mais cedo neste ano. Os festejos foram iniciados no dia 17 de junho e, na noite de sábado (18) reuniu cerca de 50 mil pessoas, que lotaram o circuito da festa para assistir aos shows das bandas Calcinha Preta, Jota Sobrinho e Xodó de Mulher. Zé Neto acompanhou o show da banda Calcinha Preta, que animou o público com os sucessos do DVD 360 Graus, além das canções que marcam os 15 anos de carreira.

Na ocasião, o prefeito Jailson Santos agradeceu pelos grandes apresentações e pelo público que lotou o Circuito Tradicional junino de Santa Bárbara, “animando e movimentando o comércio da cidade”, afirma.

Santo Estevão

Nesta maratona de São João, o deputado Zé Neto também participou da abertura do São João de Santo Estevão, na última quarta-feira (22). Com a Praça Sete de Setembro lotada, o público curtiu ao som de Elba Ramalho, Arnaldo Farias e Tom Góes.

Em seu discurso, na abertura oficial do evento, o prefeito Rogério Costa destacou que vai trabalhar ainda mais para que Santo Estevão faça parte do roteiro turístico do São João da Bahia.

São José

Ao som de muito forró e comidas típicas, o São João no distrito de São José, em Feira de Santana, animou uma multidão nos três dias de festa. Passaram pelo distrito, as bandas Calcinha Preta, Victor e Leo, Nildo Leal, Kixote é Esse, J. Sobrinho, Karrascos do Forró, Bonde do Forró, Bonde do Calypso, entre outras atrações.

O cantor Gilberto Gil foi destaque do São João de São José, na última sexta-feira (24). Zé Neto acompanhou todo show, onde foram tocados grandes sucessos da música nordestina. Com o show “Fé na Festa”, o xote e o baião de Gil não deixou ninguém parado.

Conceição da Feira

Entre os dias 23 e 25 de junho, o legítimo forró Pé de Serra tomou conta do município de Conceição da Feira. O Arraial “A Caminho da Roça” atraiu visitantes de várias regiões da Bahia e reuniu autoridades, a exemplo do deputado Zé Neto, que participou ao lado do prefeito Val de Maninho, do autêntico e tradicional São João, com bandas regionais e comidas típicas.

Bandas Cangaia de Jegue, Mulheres Perdidas, Timbaúba, Tio Barnabé, entre outras, passaram pelo Arraial.

Tanquinho

Para resgatar a tradição do autêntico forró, o prefeito de Tanquinho, Jorge Flamarion, descartou o trio elétrico, antes utilizado nos festejos juninos, e apresentou as atrações em um palco totalmente regionalizado. O espaço, montado na área do Centro de Abastecimento, reuniu milhares de forrozeiros que dançaram ao som do típico forró “pé de serra”.

A multidão curtiu ao som de Timbaúba, Olivan Monteiro, Malvaldinhos do Forró, Kkomania, Tradição do Forró, Day do acordeon, Pereira e Forro do Vale, Forró Maneiro, Xodó de Mulher Neilson e Banda, Caciques do Nordeste, Zezinho da Ema e Vaqueirama.

Zé Neto participou dos festejos na última sexta-feira (25) e parabenizou a prefeitura pelo evento, “que mostra as características e o brilho da festa de São João tipicamente nordestina”.

Conceição de Jacuípe e Amélia Rodrigues

O Arraial do Berimbau, em Conceição do Jacuípe, reuniu entre os dias 22 e 26 de junho milhares de amantes do forró na Praça Manoel Teixeira de Freitas. E para atender ao gosto variado do público, a prefeita Tânia Yoshida contratou diversas atrações, como Carimbada, Colher de Pau, Motumbá, Paula Fernandes, Psirico, Flávio José, Silvano Salles, Harmonia do Samba, Tio Barnabé, Calcinha Preta, Chicabana, Aviões do Forró, Bonde do Maluco, Saia Rodada, É o Tchan e Targino Gondim.

No último dia dos festejos, 26 de junho, o deputado Zé Neto assistiu as apresentações das bandas Bonde do Calypso e Imortal.

O líder do governo também prestigiou o Arraial de Amélia Rodrigues, neste mesmo dia, e assistiu a apresentação das bandas Meninos do seu Zé, Forró da Galega e Carlos Pitta, acompanhado pelo prefeito Antônio Carlos Paim, mais conhecido como Toinho do PT.

CHAPADA DIAMANTINA

O São João para Zé Neto também foi de articulação com as bases. O parlamentar aproveitou o feriado para visitar as cidades de Macajuba, Lençóis e Nova Redenção, na Chapada Diamantina, durante os dias 23 e 24 de junho.

Macajuba

Em Macajuba, a 295 km da capital baiana, Zé Neto foi recepcionado pelo vereador Zé Filho e conversou com a população, destacando a conservação e a beleza da cidade. O prefeito Tarcízio Pamponet também conversou com o parlamentar sobre investimentos que tem buscado atrair para o município e sobre a organização dos festejos juninos, que neste ano além de valorizar artistas locais contou, entre outros atrações, com a presença de Alcymar Monteiro, Seu Maxixe, Canindé e Chicana. A prefeitura apostou na responsabilidade socioambiental e garante que fez “O São João mais ecológico da Bahia”, diz o lema.

Lençóis

Ainda no início da noite do dia 23, Zé Neto chegou a cidade de Lençóis. No Mercado Municipal, as apresentações de sanfoneiro local e da quadrilha de crianças e adolescentes da cidade aquecia a festa que aconteceu em uma grande estrutura montada no Circuito Avenida.

Barracas de comidas típicas e de artesanatos locais complementava a decoração do espaço onde, acompanhado de munícipes e turistas, o deputado conferiu o show de Hugo Luna e da Banda Gaviões Dourado. Na manhã do dia 24, Zé Neto, acompanhado do prefeito Marcos Araújo, mais conhecido como “Marcão”, caminhou pela cidade, conversou com a população e apreciou o artesanato feito na região.

Nova Redenção

Antes de voltar para Feira de Santana, sua terra natal, onde acompanhou os festejos no distrito de São João na noite da sexta-feira, Zé Neto visitou a cidade de Nova Redenção. No município, o líder do governo conversou com o prefeito Ivan Soares e curtiu o som do sanfoneiro Toi Vermelho na Fazenda São Gabriel.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]