Deputada Graça Pimenta lembra que dia 18 de maio é o Dia D contra a Poliomielite, e fala sobre as etapas e importância da imunização

Cartaz da campanha Dia D de vacinação contra a poliomielite.Cartaz da campanha Dia D de vacinação contra a poliomielite.

As famílias que tiverem crianças menores de cinco anos de idade devem ficar atentas. Neste sábado (18/06/2011) vai ser realizado na Bahia o Dia D de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). Na ocasião, as crianças que tiverem a idade citada serão imunizadas contra a doença através de duas gotinhas da vacina.

Conforme a primeira dama de Feira de Santana e deputada estadual Graça Pimenta (PR), a vacinação ocorre em duas fases. “A imunização contra a poliomielite é feita em duas etapas. Esta é a primeira etapa da vacinação. As crianças voltam a receber outra dose da imunização na segunda etapa, que vai ser realizada no mês de agosto. É importante que esse cronograma seja seguido para que tenhamos um resultado satisfatório”, informa a parlamentar.

Ainda neste sábado, as crianças que possuírem de um a seis anos vão ser imunizadas também contra o sarampo. A estimativa do Ministério da Saúde é de que, na Bahia, 1.080.715 crianças sejam imunizadas contra a poliomielite e 1.324.102 contra o sarampo.

O Brasil está sem registros da paralisia infantil desde 1989. Em 1994, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu o certificado de eliminação da doença ao Brasil. A prevenção contra a poliomielite é importante por conta do vírus transmissor da doença ainda existir em 26 países. A vacinação contra o sarampo busca manter nosso país sem grande transmissão do vírus causador da doença, que no momento está disseminado na Europa.

Em Feira de Santana, as crianças serão imunizadas através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos do Programa Saúde da Família (PSF). Postos volantes também serão instalados pelo órgão municipal em locais estratégicos, como a Estação de Transbordo Central. Equipes da SMS vão visitar as unidades hospitalares para garantir a imunização das crianças internadas.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]