Deputada Graça Pimenta incentiva doação de sangue quando se comemora o Dia Mundial do Doador nesta terça-feira (14)

Logomarca do Jornal Grande BahiaLogomarca do Jornal Grande Bahia

Com o intuito de sensibilizar a sociedade e incentivar as pessoas a doarem sangue, comemora-se nesta terça-feira (14/06/2011), o Dia Mundial do Doador de Sangue. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) apoia esta iniciativa, que visa salvar muitas vidas.

“Saber que podemos ajudar a salvar vidas através de um gesto tão simples como esse é muito importante. Vamos fazer a nossa parte para garantir sangue seguro a todos aqueles pacientes que precisam de transfusões”, declarou a deputada Graça Pimenta.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e comparecer a um Hemocentro com documento com foto. O Ministério da Saúde orienta que o doador não esteja em jejum, tenha dormido pelo menos seis horas e não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. É necessário também evitar o cigarro por pelo menos duas horas e o consumo de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Não podem doar sangue pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas, e usuários de drogas. Dados do Ministério da Saúde indicam que 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. A taxa está dentro do parâmetro de 1% a 3% definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]