Cineasta paulistas Jorge Bodanzky é entrevistado no Perfil e Opinião TVE

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Perfil & Opinião desta quarta-feira (1º/06/2011), às 22h, pela TVE Bahia, apresenta uma entrevista com o cineasta Jorge Bodanzky. Nascido em 1942, em São Paulo, Bodanzky é diretor, juntamente com Orlando Senna, do filme Iracema – Uma Transa Amazônica (76), divisor de águas no cinema brasileiro, por combinar com maestria técnicas de ficção com a linguagem documental, gerando o que se conhece como docfic.

Durante a entrevista com Denny Fingergut, o diretor relembra momentos marcantes do processo de realização de Iracema, protagonizado pelo ator Paulo César Pereio e pela índia Edna de Cássia. A produção foi proibida no Brasil à época do lançamento, mas, finalmente liberada anos depois, ganhou quatro prêmios no Festival de Gramado, inclusive o de melhor filme.

Com mais de 40 anos de carreira, Bodanzky colaborou com cineastas de diferentes correntes do cinema brasileiro, muitas vezes na função de diretor de fotografia, a exemplo de José Agrippino de Paula (Hitler Terceiro Mundo, 1968), Roberto Faria e Hector Babenco (O Fabuloso Fittipaldi, 1973), Geraldo Sarno (O Pica-Pau Amarelo, 1973), e sua filha, Laís Bodanzky (Cine Mambembe, 1999).

Atualmente, Jorge Bodanzky dedica-se a um documentário sobre Chiquinha Gonzaga, com a participação do Grupo Corpo. O Perfil & Opinião pode ser conferido novamente no próximo sábado (4), às 20h, ou nos mesmos horários de exibição televisiva, pelo portal do Irdeb.

*Com informação: Sérgio Jones

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123304 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.