Assistência a pacientes com câncer continua sendo viabilizado pela SMS. Leia esta e outras notícias da PMFS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), continua dando assistência aos pacientes com câncer que precisam ser submetidos ao tratamento de radioterapia na cidade de Itabuna. Na próxima terça-feira (06/06/2011), mais 16 pacientes com acompanhantes estarão embarcando com destino à cidade. Este será o sétimo grupo que a SMS envia para Itabuna.

Na manhã desta quarta-feira (1º), pacientes e acompanhantes participaram de um encontro no auditório da SMS, realizado com o intuito de sanar dúvidas sobre o tratamento e repassar informações acerca do regimento interno da Casa de Apoio, onde ficarão hospedados.

“Os encontros funcionam sempre como uma espécie de terapia, para que todos se conheçam e viajem mais confiantes. Aproveitamos o momento para explicar que o Sistema Único de Saúde (Sus) não está oferecendo o tratamento em nossa cidade e que por isso a SMS firmou uma parceria com entidades em Itabuna, para que os pacientes não fiquem na espera”, salienta a coordenadora do TFD, Antônia Del Carmen Rivas.

A organização da viagem, hospedagem e alimentação dos pacientes em Itabuna é articulada pela equipe do setor TFD, que mantém contato diário com eles, seus acompanhantes e equipes envolvidas na ação. Segundo Rivas, contato com médicos e assistentes sociais também é estabelecido, através de emails ou telefonemas, para saber o atual quadro de saúde do paciente.

Ela observa que todos os pacientes que já passaram pelo tratamento de radioterapia em Itabuna demonstram o contentamento pelo acolhimento que receberam na Casa de Apoio e clínica onde realizam o tratamento. “Todos afirmam que foram muito bem recebidos e bem tratados na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de lá”, comenta.

A coordenadora do TFD destaca, ainda, que a SMS disponibiliza em Itabuna um transporte particular para levar os pacientes do local de hospedagem até o de tratamento. “A Unacon fica distante da Casa de Apoio. Para proporcionar mais comodidade e segurança, mantemos um transporte sempre disponível aos pacientes”, ressalta.

Agricultores já receberam sementes

Beneficiados iniciaram o plantio de feijão e milho em suas terras

Diversos agricultores beneficiados com as sementes entregues pela Prefeitura de Feira de Santana deram início ao plantio de feijão e milho em suas terras. Na manhã desta quarta-feira (1º de junho) foi a vez de 100 famílias de Lagoa Salgada, no distrito de Maria Quitéria, receberem os grãos e começarem o plantio.

Uma das agricultoras beneficiadas é Bernadete Pereira. Ela recebeu 10 quilos de feijão e mais dois de milho, e comemorou o aumento no número de sementes entregues. “Antes a gente recebia três quilos de feijão e 1,5 de milho. Mas a quantidade que estamos recebendo é o suficiente para a gente plantar, tanto que já vou começar a partir de hoje (quarta-feira)”, conta.

Moradora do povoado de Lagoa Grande, Maria Antonieta Santos diz que iniciou o plantio desde o mês de março com as sementes armazenadas no ano passado. “A orientação que recebemos da Prefeitura é essa, de guardar semente para a safra do próximo ano numa garrafa peti. Agora o milho já está bonecando”, conta.

Já o agricultor José Alcântara preparou a terra há uma semana e deu início ao plantio nesta quarta-feira. “Como a chuva não foi suficiente para plantar antes, começamos agora, mas ainda estamos no período da plantação”, afirma.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, 90% das sementes já foram distribuídas. Em Maria Quitéria, diz ele, a entrega termina nesta quarta-feira e, em Humildes, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) vai fazer a entrega. “Toda a área vai estar preparada e uma boa parte estará plantada antes do dia 10”, assegura.

Arraiá do Comércio inicia na próxima semana

Lançamento nesta quinta-feira a partir das 8 horas

Produtores rurais de Feira de Santana e artistas da terra vão apresentar seus trabalhos entre os dias 9 e 17 de junho, na 10ª edição do Arraiá do Comércio. O evento será lançado nesta quinta-feira (2), na sede do Sesc, a partir das 8 horas.

A iniciativa é uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) e tem a parceria da Prefeitura de Feira de Santana e Sindicato do Comércio. O Arraiá do Comércio será realizado na praça João Barbosa de Carvalho, a praça do Fórum Filinto Bastos, das 9 às 22 horas, e no Mercado de Arte Popular (MAP), das 9 às 19 horas.

O festejo acontece todos os anos e tem o objetivo de resgatar a cultura popular, conforme o orientador social do Serviço Social do Comércio (Sesc), Michael Andrei Miranda. Serão apresentados grupos culturais, trios de forró e quadrilhas, além de comercializadas comidas e bebidas típicas do São João, como bolos, doces, beijus e licores.

A apresentação dos grupos culturais acontece das 12 às 14 horas e, dos trios de forró, das 16 às 18 horas. Ao todo, serão 48 apresentações de trios de forró mais oito quadrilhas de Feira de Santana, Aracaju, Vitória da Conquista e Salvador. As quadrilhas animam o Arraiá do Comércio nos dias 11, 12, 13, 16 e 17 de junho, das 14 às 16 horas, na praça do Fórum.

“Vamos ter a participação de 100 produtores rurais, além da apresentação de quixabeiras, repentistas, grupos de samba de roda e trios pé de serra”, disse o orientador social do Sesc. Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Arthur Andrade, o Governo Municipal disponibiliza a estrutura necessária e tem participação na contratação das bandas.

“Oferecemos o palco, som, iluminação, sanitários químicos e toldos. É a oportunidade de os comerciários e comunidade local se divertirem durante a semana, quando saem do trabalho”, disse Andrade.

*Com informação:  Sérgio Jones

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]

Be the first to comment on "Assistência a pacientes com câncer continua sendo viabilizado pela SMS. Leia esta e outras notícias da PMFS"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*