Ainda há muito o que fazer, diz representante da ONU Mulheres em evento no Rio de Janeiro

Ainda há muito o que fazer diz representante da onu mulheres em evento no rio de janeiro.Ainda há muito o que fazer diz representante da onu mulheres em evento no rio de janeiro.

Poder, direitos e fim da violência. Estes foram os temas que conduziram os debates no segundo e último dia do evento “Autonomia Econômica e Empoderamento da Mulher”, nesta sexta-feira (10/06) no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.

Organizado pela Fundação Alexandre de Gusmão, ligada ao Ministério das Relações Exteriores, o encontro contou com a participação de representantes do Governo Federal, das Nações Unidas, pesquisadores e lideranças dos movimentos feministas e de mulheres.
Durante o dia, quatro painéis discutiram questões como a participação política das mulheres e o acesso às esferas decisórias; a questão de gênero, sexualidade e direitos humanos; e as estratégias para o enfrentamento da violência contra as mulheres. O quarto painel, intitulado “A nova estrutura de governança global em políticas públicas para as mulheres e o papel da ONU Mulheres”, contou com a presença da Representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares.
Em entrevista à ONU Brasil, ela afirmou que a participação do movimento das mulheres no Brasil sempre desempenhou um papel significativo tanto no âmbito nacional quanto na política externa, mas lembrou que as mulheres ainda enfrentam grandes disparidades em relação aos homens, principalmente na questão salarial e nas disputas por postos altos das grandes corporações. “Mesmo com muitos avanços aqui no Brasil, ainda existem brechas salariais entre mulheres e homens”, exemplificou.
Tavares disse que, apesar de o Brasil ter eleito uma mulher para Presidente, isto não implicou no aumento da participação mulheres na Câmara e no Senado. “A reforma que está sendo discutida agora no Congresso será definitiva para aumentar a participação das mulheres na política e no acesso aos cargos de poder”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]