Agentes penitenciários da Bahia recebem certificado de conclusão de curso

Agentes penitenciários da Bahia recebem certificado de conclusão de curso.Agentes penitenciários da Bahia recebem certificado de conclusão de curso.


Sessenta agentes penitenciários concursados receberam, nesta sexta-feira (17/06/2011), o certificado de conclusão do curso de formação em solenidade presidida pelo secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte. A importância da capacitação dos profissionais foi destacada pelo secretário, que incluiu a qualificação na nova política prisional adotada pelo governo, a qual prioriza a ressocialização dos internos.

Segundo Duarte, a Seap pretende realizar parcerias com outras esferas de governo e entidades da sociedade civil, visando capacitar os internos para o convívio social de forma adequada, para que possam ter garantidas oportunidades de emprego. “Sabemos que a grande maioria dos internos é passível de ser ressocializada”, disse o secretário.

Para o superintendente de Gestão Penitenciária da Seap, tenente-coronel Paulo César Oliveira, a certificação dos agentes é uma vitória e o primeiro passo para um novo momento da gestão prisional na Bahia. “Vocês serão o agente principal desta mudança”, destacou.

Os formandos aprovados no concurso, realizado em 2010, já estão aptos para nomeação e posse no cargo. A capacitação teve duração de 270 horas de aulas abordando assuntos como direitos humanos, cidadania e defesa pessoal. A advogada Priscila Aragão, 25 anos, uma das formandas, afirmou que receber o certificado significou a realização de um sonho. “Estava ansiosa”, admitiu ela, que tem alguma experiência na área jurídica.

O agente Agenor Duarte falou, em nome da turma, agradeceu a realização do concurso pelo governo estadual. “É uma prova do compromisso com a administração pública, do respeito à classe penitenciária e aos direitos humanos daqueles que ficarão sob nossos cuidados”.

Participaram da solenidade o subsecretário de Segurança Pública, Ari Pereira, o diretor geral da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SCJDH), Eric Falcão, o representante do comando geral da Polícia Militar, coronel Jorge Couto, a diretora da Academia da Polícia Civil (Acadepol), Isabel Alice, a presidente do Conselho Penitenciário da Bahia, Alexsandra Prado, entre outras autoridades, além de representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]