Acidentes de trânsito são abordados na ALBA e a deputada Graça Pimenta apresenta propostas

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Acidentes de trânsito abordados na AL

Os acidentes que ocorrem diariamente no trânsito brasileiro foram abordados pela deputada estadual Graça Pimenta (PR) nesta terça-feira (14) na Assembleia Legislativa (AL). Durante pronunciamento, a parlamentar apresentou sua visão sobre o assunto.

“No trânsito, parece que vivemos uma ausência de respeito às normas sociais. É certo que existem deficiências estruturais, entretanto, parte significativa dos condutores, ciclistas e pedestres não cumprem as regras de circulação. Eles não obedecem à sinalização, aos limites de velocidade, avançam o sinal vermelho, etc”, afirmou Graça Pimenta.

Conforme a parlamentar, a ingestão de álcool pelos condutores é um fator que ocasiona os acidentes. “Metade das mortes no trânsito envolvem motoristas embriagados. Mesmo em pequenas doses, o álcool prejudica a percepção de velocidade e distância, podendo causar dupla visão e incapacidade de coordenação”, salientou a deputada.

Os atos de dirigir sob o efeito de outras substâncias entorpecentes, trafegar em velocidade inadequada, não manter distância entre os demais veículos e distrair-se ao dirigir também foram citados pela parlamentar como causas de acidentes. Graça Pimenta questionou ainda a aplicabilidade do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“O CTB contempla a educação, formação, informação, estipulando penalidades das mais leves às mais rigorosas que, em tese, levariam a melhoria do trânsito. Parece perfeito. No entanto, há treze anos em vigor, o código não produziu os resultados desejados. Se o CTB estiver além das possibilidades do Brasil, adaptá-lo à nossa realidade talvez seja a solução”, declarou a parlamentar.

Graça Pimenta frisou que a educação é a melhor via para promover as mudanças de comportamento necessárias para a redução dos acidentes de trânsito. A parlamentar disse ainda que “para sanar o problema, é necessária uma abordagem interdisciplinar, através de ações multisetoriais. Melhores planejamento urbano e sistema de fiscalização e repressão de motoristas infratores também são importantes”.

Deputada Graça Pimenta solicita reforço na segurança pública de Pé de Serra

As ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo baiano são constantemente publicadas no Diário Oficial da Bahia (DO). A edição desta terça-feira (14) do impresso oficial do governo do Estado está destacando indicação realizada pela deputada estadual Graça Pimenta (PR) em benefício da cidade de Pé de Serra.

A indicação da parlamentar está relacionada à segurança pública da população pé-de-serrense. “O governador Jaques Wagner precisa determinar à Secretaria da Segurança Pública (SSP) que adote providências imediatas visando à melhoria na segurança em Pé de Serra, disponibilizando com a máxima urgência uma viatura da Polícia Civil, aumento do efetivo de policiais militares e a nomeação de um delegado titular”, declara Graça Pimenta.

Conforme a deputada, o município está há 10 anos sem delegado titular. As péssimas condições da delegacia, além da falta de escrivão, viatura e policiais civis, impossibilitam o atendimento adequado aos cidadãos pé-de-serrenses, que contam apenas com um policial militar por dia no combate ao crime.

Números apresentados na indicação dão conta de que do ano de 2009 para cá, já aconteceram 15 assassinatos. Entre janeiro a maio deste ano, foram registrados sete crimes, que não foram solucionados. O crime que mais chocou a opinião pública ocorreu em 23 de maio, quando dois jovens foram encontrados carbonizados dentro do porta-malas de um veículo.

Graça Pimenta finaliza a indicação apresentando mais dados sobre a segurança pública em Pé de Serra. “O tráfico de drogas está sem controle, além do roubo constante de gado e motos por parte de indivíduos que contam com a impunidade que hoje reina no município”, diz a parlamentar.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]