Unesco celebra 100 anos da descoberta de Machu Picchu

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Aniversário de um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade está sendo marcado por fotografias que mostram exuberância do lugar.

Revelado para o mundo em 1911, o Santuário Histórico de Machu Picchu celebra este ano 100 anos de existência. No entanto, o local já era conhecido pelo nativos desde a sua criação e claramente identificado nos mapas da época.

Machu Picchu fica nos montes Andes, no Peru, e foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco como um local cultural e natural, desde 1983.

Considerada a criação urbana mais surpreendente do império Inca, formada por cerca de 200 sítios arqueológicos, Machu Picchu ocupa uma área de mais de 32 mil e 592 hectares.

Fotografias

Para marcar o centenário do evento, estão sendo apresentadas fotografias do santuário, que atestam a grandeza e singularidade do local.

Entretanto, outros 42 locais estão sendos considerados para a inscrição na Lista do Património Mundial da Unesco, que será discutida em Paris, pelo Comitê do Patrimônio Mundial em junho deste ano.

Novos países

Entres os países que nunca tiveram seus bens inscritos estão Barbados, Jamaica, Micronésia, Palau, Congo, e os Emirados Árabes Unidos.

Três propriedades estão sendo propostas para ambos os critérios naturais e culturais. O Blue Mountains Crow e John Parque Nacional na Jamaica; Wadi Rum na Jordânia e Delta do Saloum no Senegal.

Durante a sessão, os membros do Comitê do Patrimônio Mundial vão examinar o estado de conservação de 169 propriedades, incluindo os 34 sítios inscritos na Lista do Património Mundial em perigo por causa de sérias ameaças ao seu valor universal excepcional.

Fundos

A Comissão supervisiona o desembolso de mais de US$ 4 milhões anuais, o equivalente a mais de R$ 6 milhões a partir do Fundo do Patrimônio Mundial, que visa, entre outras finalidades, a ação de emergência, treinamento de especialistas e incentivo à cooperação técnica.

Atualmente, a Lista do Patrimônio Mundial inclui 911 propriedades de “valor universal excepcional”, incluindo 704 culturais, 180 naturais e 27 mistos, em 151 em estados membros.

*Com informações: Rádio ONU, Nova York

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109840 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]