Uefs completa 35 anos nesta terça e convida para solenidade às 19h no Cuca

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Universidade Estadual de Feira de Santana completa 35 anos de implantação na próxima terça-feira, 31 de maio. Para comemorar a data, o reitor José Carlos Barreto de Santana e o vice-reitor Genival Corrêa de Souza convidam a comunidade para solenidade às 19 horas, no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), localizado na rua Conselheiro Franco, 66, centro de Feira de Santana.

Será proferida palestra pela professora doutora Ana Maria Fontes dos Santos, do Departamento de Educação da Uefs, sobre o tema “Ensino público e estatal: lutas pelo ensino superior em Feira de Santana”.

Em seguida haverá apresentação do Quarteto Uirapuru, formado pelo duo de violões Carlos Chenaud e Robson Matos, além de Ana Luiza (voz e percussão) e Marcelo Bagano (sax soprano). O repertório é composto de vários estilos da música instrumental e cantada. Inicia com a apresentação do duo de violões, passando para o chorinho instrumental com o sax e encerrando com o chorinho cantado. O nome Uirapuru reflete a característica melodiosa do quarteto, onde os quatro integrantes são solistas e acompanhadores e trabalham as peculiaridades de seus estilos e de seus instrumentos.

Ao completar 35 anos de existência, a Uefs se posiciona como instrumento de transformação econômica e social e de resgate e preservação da cultura da região do semiárido baiano. “A luta pela consolidação desta meta é constante e renovada pelos desafios que surgem a cada instante, derivados de novos atores e realidades da contemporaneidade”, salienta o reitor José Carlos Barreto. Conforme afirmou, a superação dos obstáculos é credenciada ao empenho de servidores, estudantes e professores, além dos diversos agentes da comunidade externa.

A Uefs oferece 25 cursos de graduação e vai entrar em 2012 com outros dois novos cursos, de Psicologia e Agronomia com ênfase em Agricultura Familiar. A pós-graduação oferece 17 cursos de especialização, 14 de mestrado e 6 de doutorado entre institucionais e interinstitucionais, em parceria com outras universidades.

Atuam na Uefs 702 funcionários, 6.875 estudantes da graduação, 903 da pós-graduação, além de 971 professores.

Sobre Carlos Augusto 9462 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).