Prefeito Tarcízio Pimenta assina convênio em Brasília beneficiando três bairros de Feira de Santana com o PAC 2

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Tarcízio Pimenta assina convênio em Brasília beneficiando três bairros de Feira de Santana com o PAC
Tarcízio Pimenta assina convênio em Brasília beneficiando três bairros de Feira de Santana com o PAC

Vários prefeitos do Brasil estão reunidos na tarde desta quinta-feira (19/05/2011), em Brasília, para assinatura dos contratos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), instituído pelo Governo Federal. Desde o início da manhã, o prefeito Tarcízio Pimenta encontra-se em Brasília, onde também participa da solenidade de assinaturas dos contratos.

Feira de Santana foi contemplada com três praças do PAC 2. Os equipamentos serão construídos em três diferentes bairros da cidade. A maior delas, a praça João Havelange, situada na rua Pelé, bairro Cidade Nova, dispõe de 7 mil metros quadrados e envolve recursos da ordem de R$3.300.000,00.

No local será construído um cine-teatro com 120 lugares, telecentro, biblioteca, sala multiuso, pista de skate, espaço criança, ginásio poliesportivo, anfiteatro, pista de caminhada, além de espaço para ginástica, jogos de mesa, passagem, apoio, sanitários, unidade do CRAS, vestiários e campos de areia.

As outras duas praças vão ocupar uma área de 3 mil metros quadrados cada e envolver recursos da ordem de R$1.900.000,00. A segunda será construída na rua Tafarel, bairro Jardim Acácia, em área anexa à Escola Creche Eduardo Miranda, cujo prédio já está sendo finalizado. Já a terceira praça será construída na Estrada Pau Pombo, no conjunto Paulo Souto, no bairro Aviário.

Ambas vão dispor de biblioteca, telecentro, cine-teatro com 60 lugares, quadra coberta, pista de skate, área para jogos de mesa, espaço criança, sala multiuso, além de pista de caminhada, área para ginástica, passagem, sanitários e apoio.

Capacitação para servidores municipais

A Escola Pública de Trânsito de Feira de Santana (EPTRAN) deu início nesta quinta-feira (19) ao segundo curso de capacitação para dezenove servidores municipais. Estão recebendo treinamento: agentes de trânsito, guardas municipais e fiscais de transportes. O curso também está sendo ministrado para policiais militares. As aulas acontecerão até o dia 17 de junho, sempre pela manhã, de segunda à sexta-feira.

Segundo o secretário municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Flailton Frankles, os profissionais estão adquirindo novos conhecimentos para prestar um bom atendimento à comunidade feirense.

“O trânsito de Feira de Santana requer maiores cuidados, já que a cidade incorpora mensalmente mais de mil veículos. Portanto, os agentes e servidores precisam estar bem preparados para atender com qualidade e segurança nossos munícipes. O treinamento do público interno também é um dos objetivos da Eptran”, conta.

No curso os servidores terão disciplinas como: educação emocional, legislação de trânsito, primeiros socorros e operações de trânsito e transportes. A carga horária do curso é de 80 horas, sendo divido em 60 horas de aula teóricas e 20 aulas práticas.

Em 2010, no primeiro curso de capacitação, foram formados 17 agentes municipais de trânsito, um guarda municipal e mais dois policiais militares. A Eptran, está situada na rua Leolinda Bacelar, 464, bairro Kalilândia.

Novos números da geração de empregos

Feira de Santana é a 45ª cidade no país que mais gerou emprego durante o mês de abril. O dado foi divulgado esta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que mensalmente realiza um levantamento acerca da geração de postos de trabalho e demissão em todos os municípios do país.

Levando-se em conta o saldo de vagas, calculado pela diferença entre contratações e demissões, Feira de Santana alcançou a marca de 1.000 novos empregos gerados para a população. Ao todo, 3.342 pessoas foram demitidas e outras 4.342 ganharam uma nova oportunidade de trabalho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh, informa que o município tem atraído novas empresas e este fator interfere de maneira positiva para o ranking do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ele também chama atenção para possibilidades de ampliação desses números.

“Atingimos esta marca graças à própria logística que o município já tem e que é um grande atrativo para a abertura de novas indústrias, tendo em vista a própria melhoria da condição econômica dos munícipes. Esse crescimento poderia ser maior, caso o Governo do Estado investisse na desapropriação de áreas na BR-324, para a construção de novas fábricas”, destacou o secretário.

De acordo com o ranking do mês de abril, Feira de Santana é a única cidade do interior do nordeste que aparece na listagem dos 50 municípios que mais geraram vagas reais de trabalho neste período. Ao lado dela, aparecem apenas as capitais nordestinas Salvador, Fortaleza, Recife, Aracaju e João Pessoa.

Tecnologia a serviço da comunidade

“Feira de Santana conta hoje com a melhor estrutura digital dos últimos dois anos”. A afirmação é do diretor de canais da América Latina da Alvarion, Ricardo Pence, um dos palestrantes do I Seminário Cidade Digital Aberta, que está sendo realizado nesta quinta-feira (19/05), no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

De acordo com Ricardo Ponce, a empresa que representa foi responsável por criar a estrutura de informação do Programa Feira Cidade Digital. “Garantimos a conexão a qualquer elemento, seja postos de saúde, escolas, prédios públicos, conjuntos habitacionais, semáforos, entre outros, por meio de rede IP”, afirmou. A Alvarion é a maior fabricante mundial de equipamentos sem-fio.

Ricardo Pence observou ainda que o Governo Municipal disponibilizou computadores com internet para que todos tenham acesso à inclusão digital. “O cidadão só precisa ter atitude, porque mecanismos ele já tem”, pontua.

Toda essa tecnologia despertou o interesse do comunicador uruguaio Flávio Bittencourt, que pretende levar para seu país o exemplo do programa de Feira de Santana. “Punta Del Leste tem toda uma estrutura voltada para o turismo, mas falta tecnologia, que em Feira de Santana já tem”, afirma.

Para a gerente de Negócios da Microsoft, Anacarla Leal Marques, esse programa tem influência no desenvolvimento da cidade. Ela cita como exemplo, o fato do distrito de Humildes ter implantado uma Casa Lotérica porque o local passou a contar com estrutura digital. “Isso é uma evolução econômica”, frisa, destacando que além de negócios a administração pública se torna mais eficiente.

Durante o seminário estão sendo discutidas todas as vantagens do uso de tecnologias para a inclusão digital por meio de Internet gratuita, Comunicação VoIP e Comunicação de Dados através de Sistema de Rádio.

Novos projetos anunciados

Informações sobre horário do transporte coletivo pelo usuário, programação de uso de medicação e controle de frequência dos alunos da rede municipal de ensino por meio do passe escolar. Estas são algumas das novas ações do Programa Feira Cidade Digital, a serem implantadas no Município.

O anúncio dos projetos foi feito na manhã desta quinta-feira (19/05) pelo diretor presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico, durante abertura do I Seminário Cidade Digital Aberta. O evento acontece no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

A experiência do Programa Feira Cidade Digital foi apresentada por César Orrico, que destacou a inclusão por meio da internet gratuita. “Nenhuma cidade perto dos 600 mil habitantes oferece este serviço para a população como Feira de Santana. O Município se tornou pólo de desenvolvimento tecnológico”, observou.

O diretor presidente da Fundação citou o ônibus digital, que dispõe de computadores com acesso à Internet. “Com este projeto é possível também levar internet para os moradores dos distritos, muitos dos quais nunca tiveram contato com um computador”, afirmou.

A importância dos serviços tecnológicos desenvolvidos na cidade foi destacada também pelo chefe de Gabinete, Milton Britto, que abriu o Seminário representando o prefeito Tarcízio Pimenta. Ele enfatizou a informatização dos postos de saúde e a oferta de internet gratuita à comunidade.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121775 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.