Coluna de Antônio José Larangeira de 23 de Maio de 2011

Antônio José Larangeira.
Antônio José Laranjeira.

Tarcízio e bom tempo

O prefeito Tarcízio Pimenta logrou êxito total politicamente em menos de sessenta dias. Quando a previsão do tempo ainda anunciava temporal sobre a sua administração eis que com a micareta e depois com o campeonato baiano vencido pelo Bahia de Feira, o sol raiou melhorando a sua posição politicamente junto a população feirense. Não perdeu tempo e faturou alto…

Cine e Video

Um projeto da Associação Baiana de Cine e Video com apoio do BNB, que tem como finalidade difundir a produção audiovisual no interior do estado será deflagrado em Feira de Santana de 25 à 28 de maio de 2011, no Museu de Arte Contemporânea, constando de exibição de filmes, palestras, debates e oficinas técnicas relacionadas com a linguagem do audiovisual. Aqui participam a Tv Olhos D´Àgua e Programa Imagens: Cinema na Uefs. Outros municípios como Camaçari, Cachoeira, Vitoria da Conquista e Lençois estão na mira do projeto.

Congresso

A participação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) nos diversos campos de atividades da região na qual está inserida, o semi-árido baiano, a credenciou para sediar o 3º Congresso de Extensão Universitária do Nordeste (3º CNEU), previsto para abril de 2012. A decisão saiu do 36º Encontro de Pró-Reitores da Regional Nordeste realizado sexta e sábado (13 e 14/5), em Maceió, e que contou com a participação da pró-reitora de Extensão da Uefs, Maria Helena da Rocha Besnosik, e da coordenadora de Extensão Rita de Cassia Brêda Lima.

Cesar Romero

Considerado um dos mais importantes e respeitados críticos de arte do país, o também artista plástico baiano e medico psicoterapeuta, César Romero, recebe o Prêmio Gonzaga Duque (crítico associado por atuação no ano de 2010) pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) como melhor profissional desta área em 2010. A cerimônia de premiação acontece no dia 26 de maio, no auditório do SESC, na Vila Mariana, em São Paulo, onde estarão reunidos artistas, intelectuais, críticos e historiadores ligados às artes visuais. Esta é a segunda vez que Cesar Romero é contemplado com esta premiação.A premiação da ABCA, concedida anualmente em 10 categorias, é uma das mais importantes do Brasil e tem o objetivo de reconhecer a atuação das personalidades ou instituições que se destacam na área. “É o prêmio mais importante no Brasil para um crítico de arte, especialmente porque é dado por especialistas da mesma área”, afirma César Romero. Criada em 1949, no Rio de Janeiro, a ABCA tem 62 anos de atuação e é ligada à Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA).

Enfermagem na pauta

Objetivando atualizar conhecimentos dos alunos de graduação e pós graduação em Enfermagem será realizado na FTC Feira entre os dias 26 e 28 deste mês a VI Semana de Enfermagem,tendo com tema “Aprendendo a exercer e a descobrir o caminho da enfermagem”. A aula de abertura será proferida pelo professor da FTC, André Kaercher, com o tema “Construindo um plano de carreira através da automotivação e atitude”. Durante três dias, os participantes da Semana de Enfermagem vão discutir, entre outras questões, “Aprendendo a exercer cuidados a paciente politraumatizado”, com a professora Maiza Macedo; “Aprendendo a prevenir e cuidar de paciente com Meningite”, com a enfermeira Cláudia Braga. No encerramento da programação serão ministrados 11 mini cursos, abordando temas como Suporte básico de vida, com o professor Carlos Estrela; Novas atualizações em reanimação neonatal, ministrado pelas professoras Ana Celi Torres e Verônica Mascarenhas; Interpretação de exames labioratoriais, pela professora Luciane Feltrin; Assistência de Enfermagem a pacientes oncológicos, com a enfermeira Simone Moura de Souza, e outros.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3098 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]