

Os 40 anos da Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento serão comemorados, no próximo dia 12, ás 14h30, numa Sessão Especial no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. A solenidade, proposta pelo deputado Zé Neto, líder do governo na ALBA, pretende lembrar o importante papel que a empresa desempenhou, ao longo desses anos, e vem desempenhando, na atualidade, para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população através da ampliação do atendimento da população baiana com serviços de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário.
Como principal executora das ações do Programa Água para Todos, hoje a empresa é responsável pela execução de 397 obras em 276 municípios, envolvendo cerca de R$ 3,5 bilhões, entre recursos federais, estaduais e próprios. A homenagem promovida pelo líder do governo pretende reconhecer a relevância deste trabalho na vida dos baianos. “Em reconhecimento ao trabalho da Embasa, a Alba, abre as portas para o evento” disse o parlamentar, que acredita que a comemoração é uma oportunidade de reflexão a respeito do que já foi realizado até o momento e do que ainda precisa ser executado para que água tratada possa continuar sendo levada para quem mais precisa.
O reconhecimento público tem sido citado como resultado do esforço da empresa para cumprir sua missão de garantir o acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, em cooperação com os municípios, buscando a universalização de modo sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento do estado.
O evento terá a presença do diretor presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Água e Esgoto (Sindae), secretarias de estado, empresas privadas e entidades representativas.
História
Em 11 de maio de 1971, a Lei Estadual número 2.929 criou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. – Embasa. A empresa nasceu quando aconteciam os primeiros passos em saneamento básico no país, com a responsabilidade de viabilizar ações previstas pelo Plano Nacional de Saneamento – Planasa –, que previa a implantação de um organismo em cada estado que centralizasse as ações no setor de saneamento, a primeira iniciativa federal no sentido de instalar serviços de água e esgoto em cidades que experimentavam franco crescimento no Brasil.
Na década de 90 do século passado, com recursos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, a empresa iniciou um processo de modernização da gestão e de fortalecimento institucional, assim como realizou as ações do Programa Bahia Azul, visando a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Salvador e implantação do serviço de coleta, tratamento e destinação final de esgotos domésticos em 10 cidades no entorno da Baía de Todos os Santos. O programa não atingiu as metas propostas, mas iniciou o processo de ampliação da cobertura de atendimento, que foi retomado 2007 com o Governo Jaques Wagner.
Hoje, a Embasa tem a nobre missão de universalizar os serviços de água e esgoto em sua área de atuação nos próximos 20 anos. Os desafios são muitos e a empresa os tem enfrentado com coragem, seriedade e espírito inovador, dialogando abertamente os municípios e firmando parcerias que resultem em benefícios sociais. Nos últimos 4 anos, em números, isso significa mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas direta e indiretamente com acesso aos serviços de abastecimento de água tratada e/ou de esgotamento sanitário.