Sessão Especial na Assembléia Legislativa comemora os 40 anos da Embasa. Líder do governo destaca importância da empresa estatal

José Cerqueira Neto, líder do governo destaca importância da Embasa no cenário baiano.

José Cerqueira Neto, líder do governo destaca importância da Embasa no cenário baiano.

Os 40 anos da Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento serão comemorados, no próximo dia 12, ás 14h30, numa Sessão Especial no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. A solenidade, proposta pelo deputado Zé Neto, líder do governo na ALBA, pretende lembrar o importante papel que a empresa desempenhou, ao longo desses anos, e vem desempenhando, na atualidade, para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população através da ampliação do atendimento da população baiana com serviços de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário.

Como principal executora das ações do Programa Água para Todos, hoje a empresa é responsável pela execução de 397 obras em 276 municípios, envolvendo cerca de R$ 3,5 bilhões, entre recursos federais, estaduais e próprios. A homenagem promovida pelo líder do governo pretende reconhecer a relevância deste trabalho na vida dos baianos. “Em reconhecimento ao trabalho da Embasa, a Alba, abre as portas para o evento” disse o parlamentar, que acredita que a comemoração é uma oportunidade de reflexão a respeito do que já foi realizado até o momento e do que ainda precisa ser executado para que água tratada possa continuar sendo levada para quem mais precisa.

O reconhecimento público tem sido citado como resultado do esforço da empresa para cumprir sua missão de garantir o acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, em cooperação com os municípios, buscando a universalização de modo sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento do estado.

O evento terá a presença do diretor presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Água e Esgoto (Sindae), secretarias de estado, empresas privadas e entidades representativas.

História

Em 11 de maio de 1971, a Lei Estadual número 2.929 criou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. – Embasa. A empresa nasceu quando aconteciam os primeiros passos em saneamento básico no país, com a responsabilidade de viabilizar ações previstas pelo Plano Nacional de Saneamento – Planasa –, que previa a implantação de um organismo em cada estado que centralizasse as ações no setor de saneamento, a primeira iniciativa federal no sentido de instalar serviços de água e esgoto em cidades que experimentavam franco crescimento no Brasil.

Na década de 90 do século passado, com recursos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, a empresa iniciou um processo de modernização da gestão e de fortalecimento institucional, assim como realizou as ações do Programa Bahia Azul, visando a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Salvador e implantação do serviço de coleta, tratamento e destinação final de esgotos domésticos em 10 cidades no entorno da Baía de Todos os Santos. O programa não atingiu as metas propostas, mas iniciou o processo de ampliação da cobertura de atendimento, que foi retomado 2007 com o Governo Jaques Wagner.

Hoje, a Embasa tem a nobre missão de universalizar os serviços de água e esgoto em sua área de atuação nos próximos 20 anos. Os desafios são muitos e a empresa os tem enfrentado com coragem, seriedade e espírito inovador, dialogando abertamente os municípios e firmando parcerias que resultem em benefícios sociais. Nos últimos 4 anos, em números, isso significa mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas direta e indiretamente com acesso aos serviços de abastecimento de água tratada e/ou de esgotamento sanitário.

Compartilhe e Comente

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Publicidade

Facebook do JGB

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]