Senadores comemoram os 120 anos do Jornal do Brasil

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Nesta segunda-feira (16/05/2011), às 11h, teve início a sessão especial do Senado em homenagem aos 120 anos do Jornal do Brasil, completados no dia 9 de abril. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) é autor do requerimento solicitando a celebração do evento.

O jornal preparou uma edição eletrônica especial contando sua história, com depoimentos de autoridades, jornalistas, escritores e artistas, fotos e reportagens de destaque sobre eventos que marcaram a história do país e do mundo.

Fundado em 1891 por Rodolfo Epifânio de Sousa Dantas, o jornal chegou a contar com a colaboração de José Veríssimo, Joaquim Nabuco, Aristides Spínola, Ulisses Viana e o Barão do Rio Branco, entre outros. O escritor Eça de Queirós foi correspondente estrangeiro e Rui Barbosa assumiu posto de redator-chefe do JB.

Posteriormente, o jornal passou a ser de propriedade dos Conde e Condessa Pereira Carneiro e depois de seu genro, Manuel Francisco do Nascimento Brito. Nos anos 50, o JB promoveu uma reforma gráfica inovadora na imprensa brasileira, feita pelo designer Amílcar de Castro.

Em 2001, o jornal vivenciou, no entanto, a primeira etapa de uma crise financeira que mudaria sua estrutura: a família Nascimento Brito arrendou o título do jornal para o empresário Nelson Tanure por 60 anos, renováveis por mais 30. A intenção do empresário, conhecido por comprar empresas pré-falimentares, saneá-las e depois revendê-las, era recuperar o prestígio do jornal.

Naquele ano, as vendas do JB eram de 70 mil em média durante a semana e 105 mil aos domingos. Em abril de 2006, começou a circular nas bancas no chamado formato europeu – maior que o tabloide e menor que o convencional. O jornal recuperou-se a partir de 2003, chegando a vender cem mil exemplares em 2007, quando as vendas começaram novamente a cair. Em março de 2010, o JB vendeu apenas 20.941 exemplares. Em julho do mesmo ano, foi anunciado o fim da edição impressa do jornal que, a partir de 1º de setembro, passou a existir somente em versão online, com alguns conteúdos restritos a assinantes.

Em 2008, o JB realizou uma parceria de digitalização com o buscador Google que resultou no livre acesso em texto completo das edições digitalizadas do periódico publicado nas décadas de 30 a 90.

*Com informações: Helena Daltro Pontual Z| Agência Senado

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108640 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]