Secretários tomam posse e iniciam,ações da reforma administrativa

Solenidade de posse dos novos secretários estaduais.
Solenidade de posse dos novos secretários estaduais.

Em cerimônia realizada na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, tomaram posse, nesta sexta-feira (06/05/2011), cinco novos secretários e o chefe de gabinete do Governador, que vão cuidar das pastas criadas pela lei da Reforma Administrativa do Estado, aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada, na quarta-feira (04/05), pelo governador Jaques Wagner.

Nestor Duarte assumiu a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização. Lúcia Barbosa, a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Elias Sampaio, a Secretaria da Promoção da Igualdade Racial. Robinson Almeida, a Secretaria da Comunicação Social. Fernando Schmidt, a Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais, e Edmon Lucas, a chefia do gabinete do governador.

A posse dos novos secretários é a última etapa da implantação da reforma administrativa, que pretende modernizar a máquina pública, adequando-a às diretrizes do governo. A partir de agora, áreas importantes como as de políticas para as mulheres, ressocialização de presos, comunicação e relações internacionais passam a contar com estrutura própria, o que reforça a capacidade do estado para elaborar e colocar em prática políticas públicas em cada um desses setores.

De acordo com o secretário de Comunicação, a reforma dá uma ênfase maior à área social do governo. “As estruturas novas criadas e todo o sentido político da reforma administrativa visam ampliar a relação do governo com a sociedade e melhorar os serviços públicos e o atendimento a população”, enfatizou Robinson Almeida.

Durante a cerimônia, os novos secretários destacaram suas prioridades. Na pasta da Administração Prisional e Ressocialização o foco é a criação de vagas no sistema, com a conclusão das obras em andamento e início da construção de novos presídios. “Também vamos dar ênfase à criação de programas de ressocialização, com capacitação para o trabalho e ações educativas junto aos internos”, disse Nestor Duarte.

A secretária de Políticas para as Mulheres afirmou que o principal foco é combater a violência contra a mulher e reduzir a “feminilização da pobreza”. Segundo Lúcia Barbosa, a secretaria terá um caráter articulador, agindo de forma a incluir a temática da mulher em ações de todas as áreas de governo. “Vamos buscar, por meio do diálogo, levar a mulher para o centro da discussão e das decisões”.

Na área da Comunicação, o novo secretário destacou que a criação de uma estrutura de secretaria é resultado da reivindicação do mercado e dos profissionais da área, apresentada durante as conferências sobre o tema, realizadas no estado. “Essa mudança eleva a área da comunicação a uma área que tem uma estrutura administrativa capaz de implementar políticas públicas. É um reconhecimento. Assim como a saúde, a agricultura, a educação, a comunicação também ganha esse reconhecimento institucional”.

Na pasta da Promoção da Igualdade Racial, o trabalho é de continuidade, com o aprofundamento dos programas em execução. Na de Relações Internacionais, o trabalho tem como prioridade, divulgar a Bahia e atrair eventos e empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do estado.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141147 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário