Secretário vai ouvir queixas de produtores do Sisal em Conceição do Coité

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, confirmou presença na audiência pública que será realizada nesta quinta-feira, dia 12 de maio de 2011, no Centro Cultural de Conceição do Coité, para debater a crise na produção de sisal. O evento, proposto pelo deputado Tom Araújo (DEM), vai discutir a possibilidade da abertura de uma concorrência internacional, por parte do governo do estado, para a compra de máquinas mais modernas utilizadas na extração da fibra do sisal. A máquina usada para a extração é a mesma há 60 anos, e representa um risco aos trabalhadores, o que tem gerado escassez de mão-de-obra no campo.

“Através dessa audiência, vamos unir todas as entidades que tem o objetivo comum de fortalecer a região sisaleira. Hoje, a média de idade dos trabalhadores que fazem a extração do sisal está perto dos 50 anos porque não tem havido renovação. Isso se deve muito à falta de desenvolvimento tecnológico”, contou Tom Araújo. Por conta da crise, as exportações no setor caíram de 210 mil toneladas em 1970 para 66,2 mil em 2010, de acordo com dados do Departamento de Comércio Exterior (Decex) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O secretário também vai debater com os produtores e representantes de órgãos como a Embrapa e Conab, além de parlamentares de diversos partidos, pesquisas que garantam o aproveitamento de 100% da folha do sisal. A fibra representa apenas 5% da planta, que pode ser utilizada até para a fabricação de inseticidas. “Ou seja, se houver investimento em pesquisa e tecnologia, vamos poder fixar o trabalhador do campo no campo. Ele não vai precisar, se não quiser, se aventurar mais nas grandes cidades em setores como a construção civil”, salientou o parlamentar.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112625 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]