Secretária de Trabalho lança relatório durante Encontro de Juventude da Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Secretária de Trabalho (SETRE) lança o relatório “Juventude e Trabalho: a inserção produtiva dos jovens no mercado de trabalho da Bahia nos anos 2000”, primeiro documento de análise estrutural desenvolvido pelo Observatório do Trabalho da Bahia, no próximo dia 5 de maio (quinta-feira), às 8h30, no auditório do Colégio Dom Bosco, na Avenida Paralela, durante o 2º Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude. O Observatório do Trabalho da Bahia está em funcionamento desde setembro de 2010 e é fruto de convênio entre a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE).

2º Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude será aberto no dia 04 de maio, com a participação do Secretário de Relações Institucionais, César Lisboa. Porém, no dia 3, já haverá recepção dos participantes, que receberão informes sobre as atividades, além de orientações sobre hospedagem. O Encontro é promovido pelo Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE) em parceria com a Coordenação Estadual de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN) e tem como foco ampliar as discussões sobre os programas de governo para a juventude, fortalecendo os canais de diálogo entre o CEJUVE, conselhos municipais, Coordenação Estadual e gestores municipais de juventude.

A idéia principal do evento é que ele sirva como um ponto de partida para a construção das etapas municipais e territoriais, que antecederão o 2° ciclo de Conferências Estaduais e Nacionais, a serem realizadas em 2011. O II Encontro Baiano será, ainda, um momento importante de reflexão sobre o papel e a atuação dos gestores e conselhos de juventude, bem como, também, de suas dificuldades na busca de possíveis respostas aos desafios enfrentados.

A programação focará na discussão das conferências estadual, nacional, territoriais e municipais, das políticas e programas dos governos (estadual e federal), da construção e o fortalecimento de conselhos, da realidade da juventude no mundo do trabalho, dentre outros. Participam do evento tanto municípios que possuem conselho municipal de juventude quanto os que não os têm.

As inscrições foram encerradas na última sexta-feira (dia 29 de abril) para as entidades juvenis e foram feitas pelo site www.juventude.ba.gov.br, através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no blog Jovem Geração. Todos os inscritos receberão um e-mail confirmando a sua participação.

Trabalho Decente

“O Observatório do Trabalho dialoga diretamente com a Agenda Bahia do Trabalho Decente, que tem Juventude como um dos seus eixos prioritários”, adianta Frederico Fernandes, da Setre. Logo após o lançamento, haverá uma mesa de debates com o tema “Juventude e Mercado de Trabalho da Bahia: Análises e Perspectivas”, para comentar os resultados do estudo e enriquecer a discussão sobre a atual situação e as perspectivas das Políticas Públicas que envolvem a Juventude e o Mundo do Trabalho.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108665 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]