Secretaria de Educação da Bahia promove videoconferência sobre políticas culturais com a juventude estudantil

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove, nesta quarta (18/05/2011), videoconferênia sobre o tema Políticas Culturais com a Juventude Estudantil. O evento, que acontece das 8h30 às 12h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela, se propõe a reinterpretar a história e a cultura da Bahia. O secretário Osvaldo Barreto abre oficialmente o encontro.

A mesa de conferencistas será composta pelo secretário da Cultura, Albino Rubim, pelo apresentador e professor Jorge Portugal, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Uneb/Alagoinhas, Osmar Moreira, e pelo secretário do Conselho Estadual da Juventude, Vladimir Costa Pinheiro.

A temática “cultura e juventude” vem ganhando centralidade na Secretaria da Educação do Estado desde 2007, quando, por intermédio da Coordenação de Projetos Intersetoriais, executa projetos como A Arte de Contar História, Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove).

“Essas experiências em políticas culturais com a juventude estudantil, desenvolvidas na rede estadual, por meio de projetos de natureza educativa, cultural e artística, têm destacado a Bahia no cenário nacional pela atuação pioneira nos campos da educação e cultura”, avalia a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nide Nobre.

Ela ressalta que tais projetos revelam, sobretudo, “a necessidade de se repensar a escola e a sua democratização, a partir das experiências criativas estudantis nos processos organizativos e educativos, levando-se em conta que o universo estudantil é um autêntico produtor da história cultural”.

PROGRAMAÇÃO

08h30 – Poesia – Delírio d’água
Ana Vitória Ribeiro – Vencedora do TAL 2010

08h40 – Abertura oficial
Osvaldo Barreto – Secretário da Educação do Estado da Bahia

09h – Políticas Culturais e Juventude
Albino Rubim – Secretário de Cultura do Estado da Bahia

09h40 – O protagonismo juvenil na política estadual de juventude
Vladimir Costa Pinheiro – Secretário do Conselho Estadual de Juventude

10h20 – Núcleo de cultura nas escolas: um outro modo de praticar política cultural na Bahia
Osmar Moreira – coordenador do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Uneb/Alagoinhas

11h – Experiência de cultura e educação: Ginásio Teodoro Sampaio (Santo Amaro) e a Semana do livro na Bahia
Prof. Jorge Portugal

11h40 – Debate

12h – Encerramento

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115083 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.